Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/27369
Title: | Da democratização do ensino da Filosofia ao ensino do conceito de Democracia em Filosofia - A Democracia Ateniense - Uma Proposta de Programa | Authors: | Almeida, Maria Inês de | Orientador: | Umbelino, Luís António | Keywords: | Ensino da Filosofia; Conceito de Democracia | Issue Date: | 21-Oct-2014 | Abstract: | O relatório em questão, intitulado “Da democratização do ensino da Filosofia ao ensino do conceito de Democracia em Filosofia” faz parte da Unidade Curricular Estágio/Relatório do Curso de 2º Ciclo – Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O objectivo deste relatório é duplo: por um lado, colocaremos em evidência a ausência no Programa de Filosofia da temática da democracia ateniense, por outro, sugeriremos uma Proposta de Programa que vise colmatar, do ponto de vista didáctico, científico e pedagógico a lacuna observada. Dividiremos, então, este relatório em três partes: a primeira corresponderá a uma breve reflexão científica sobre a formação filosófica e a extensão da filosofia a todos os níveis do ensino secundário como um gesto democrático; a segunda parte corresponderá à Proposta de Programa para o ensino da temática sobre A Democracia Ateniense; e na terceira parte ensaiaremos uma didactização da temática em questão. Finalmente, em conclusão colocaremos em evidência aspectos fundamentais encontrados durante a Prática Pedagógica Supervisionada fazendo o balanço final. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/27369 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Filosofia - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório Final de Estágio em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário.pdf | 12.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.