Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27353
Title: A gestão de projetos no âmbito do Programa Operacional para o Potencial Humano
Authors: Pombo, Mariana de Andrade Gonçalves de Marin 
Orientador: Jorge, Susana
Lima, Carlos Alberto Vieira
Keywords: Gestão de projetos; Formação-ação; Fundo Social Europeu; POPH; Processo contabilístico
Issue Date: 24-Apr-2014
Publisher: FEUC
Citation: Pombo, Mariana de Andrade Gonçalves de Marin - A gestão de projetos no âmbito do Programa Operacional para o Potencial Humano, Coimbra, 2014.
Abstract: Este relatório tem como objetivo a apresentação das tarefas desenvolvidas durante o estágio curricular, que foi realizado na Fundação para os Estudos e Formação Autárquica (Fundação CEFA), entre setembro de 2013 e janeiro de 2014. As mudanças introduzidas pela Nova Gestão Pública, tanto ao nível da modernização da sociedade como nos esforços do país na tentativa de controlar o défice das contas públicas, fazem o enquadramento para este relatório. É, portanto, essencial ter um profundo conhecimento ao nível da gestão de projetos para ser possível a sua aplicação e garantir a satisfação das necessidades e expectativas dos intervenientes e o consequente sucesso do projeto. Então, o tema principal deste relatório é a Gestão de Projetos. O tópico aparece interligado aos projetos de Formação-Ação cofinanciados pelo Fundo Social Europeu, que é enquadrado em Portugal pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), como parte integrante do Programa Operacional Potencial Humano (POPH). Este trabalho visa, em particular, a apresentação prática de um exemplo de submissão de uma candidatura destes projetos de Formação-Ação e do seu acompanhamento e monitorização, dando especial enfoque ao Processo Contabilístico. Com o desenvolvimento do tema foi possível concluir a necessidade de uma preparação exaustiva ao nível do tratamento normativo, de modo a que não se cometa erros que podem colocar em causa todo o financiamento. Atualmente, este aprofundamento parece deixado ao acaso, o que leva a um desconhecimento generalizado do programa por parte das entidades beneficiárias.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Susana Jorge e Carlos Alberto Vieira Lima.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27353
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Capa relatório.pdf136.36 kBAdobe PDFView/Open
Mariana Pombo_Final.pdf2.66 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

525
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

822
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.