Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27347
Title: Microempreendedorismo e políticas de crédito : determinantes do sucesso da linha de crédito MICROINVEST
Authors: Oliveira, Edgar Filipe dos Santos Ferreira de Brito 
Orientador: Hespanha, Pedro
Keywords: Empreendedorismo; Inovação; Microcrédito
Issue Date: 12-Sep-2014
Citation: OLIVEIRA, Edgar Filipe dos Santos Ferreira de Brito - Microempreendedorismo e políticas de crédito : determinantes do sucesso da linha de crédito MICROINVEST. Coimbra : [s.n.], 2014. Dissertação de mestrado
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar o sucesso de políticas de crédito orientadas para a criação de negócios por pessoas com dificuldades no acesso ao crédito, especificamente, microcrédito. Foi selecionada como exemplo dessa política de crédito a tipologia de operações de crédito Microinvest, por via do acesso ao crédito ao investimento bonificado e garantido, no âmbito do PAECPE, a promover e executar pelo IEFP, I.P., analisando o seu impacte no empreendedorismo e inovação. O modelo de investigação assenta na teoria da contingência e na teoria interpessoal, possibilitando avaliar não só o meio envolvente na decisão empreendedora, mas também o papel do indivíduo, suas competências pessoais e interpessoais, a fim de identificar fatores que afetam o empreendedorismo e as relações institucionais, e examinar como estes fatores se combinam, globalmente, para despoletar uma cultura empreendedora, de âmbito nacional, e analisar como se interrelacionam para melhorar a sua performance. Os resultados obtidos indiciam que o empreendedorismo é influenciado pela sua situação laboral, a sua motivação, o meio envolvente inserido, os fatores demográficos, os recursos disponíveis, nomeadamente, o capital psicológico, o capital relacional, destacando-se o contexto institucional como fator que pode causar impacte negativo no sucesso da criação de negócios. Conclui-se que o Microinvest, com quase cinco anos de implementação, conta com menos de 400 beneficiários, um valor muito modesto, pelo que os dados recolhidos e conclusões apresentadas serão um contributo para todas as instituições interessadas, em melhorar a eficácia desta tipologia de operação de crédito.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão (Empreendedorismo), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação Pedro Hespanha.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27347
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Microempreendedorismo e políticas de crédito.pdf3.51 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

548
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 10

1,928
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.