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Título: Comportamento do consumidor na compra e repetição de compra de medicamentos não sujeitos a receita médica
Autor: Mendes, Silvério António da Cunha Branco de Pais Borges de Sousa 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Palavras-chave: Atitude e comportamento do consumidor; Medicamentos não sujeitos a receita médica; OTCs; Automedicação; Autocuidado; Teoria do comportamento planeado
Data: 22-Set-2014
Editora: FEUC
Citação: Mendes, Silvério António da Cunha Branco de Pais Borges de Sousa - Comportamento do consumidor na compra e repetição de compra de medicamentos não sujeitos a receita médica, Coimbra, 2014
Resumo: No contexto da presente dissertação, definiu-se como objectivo primordial, entender os determinantes da atitude, percepção e comportamento do consumidor, face à aquisição de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica. A este objectivo, encontra-se subjacente um duplo interesse: saber quais as variáveis que influenciam a intenção de compra de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica, por um lado, e de que forma a intenção de compra se reflecte no comportamento do consumidor, em relação à compra de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica, ou não, por outro. Com base em anteriores estudos de autores foi desenvolvido um modelo que permitiu explicar, tanto a atitude como o comportamento do consumidor, face à compra de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica. Os Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica são umas das principais componentes da Automedicação que é uma prática em crescimento no ramo da Saúde. Desta forma, esta dissertação traz importantes conclusões para as empresas da Indústria Farmacêutica, nomeadamente, ao nível do comportamento de compra dos consumidores e das características diferenciadas nas suas preferências, contribuindo, assim, para uma definição mais eficaz da estratégia de marketing a seguirem. A investigação empírica foi posta em prática através de disponibilização / preenchimento de inquérito online. Os dados foram analisados através de análise estatística univariada e multivariada, suportada no programa de tratamento estatístico SPSS, de modo a obter os resultados que serviram de base à discussão e conclusão do trabalho. A presente investigação, sob o desígnio de uma pesquisa aplicada, procura gerar conhecimentos de aplicação prática, nomeadamente, sobre o sector farmacêutico, e a compra de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica.Enquanto abordagem metodológica, adoptou-se uma metodologia quantitativa, no sentido em que se procurou a quantificação das características relacionadas com o comportamento e atitude dos consumidores face à compra de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica. Trata-se de uma estratégia metodológica que procura quantificar os resultados vinculados tanto da recolha de dados como da sua análise. Este estudo determina a relação entre as varáveis de controlo, definidas como variáveis dependentes e as variáveis modelo, entendidas como as variáveis independentes, que recorrem a métricas e escalas na avaliação das percepções e atitudes dos consumidores face à compra de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica. A recolha de dados e a sua análise conduziu à conclusão de que a Atitude do Consumidor tem uma relação positiva a nível das variáveis satisfação e lealdade, resultados em conformidade com os estudos realizados por Herrera e Blanco (2011) e Inman (2002) e Lodorfos et al. (2006). Constatamos que o consumidor português atribui maior ênfase nos resultados/eficácia dos MNSRM; subsequentemente, os consumidores portugueses atribuem um grau elevado de satisfação sobre a qualidade e a confiabilidade nos MNSRM. Os consumidores portugueses valorizam a lealdade que depositam nos MNSRM permitindo, assim, explicar o segundo determinante da atitude de compra destes medicamentos, porque são os mais comprados quando necessários para o tratamento de patologias ligeiras ou lesões menos graves, ou mesmo, para os cuidados pessoais. Estes medicamentos são de primeira linha, quer em poupança de tempo quer em evitar idas a consultas médicas. A lealdade, perante a explicação da atitude, reflecte-se em experiências anteriormente vividas. Assim, perante experiências passadas positivas, os consumidores portugueses tendem a atribuir um grau elevado de lealdade, colocando os MNSRM como primeiras opções de escolha.As variáveis atitude e confiança afectam positivamente a intenção de comportamento. Por sua vez, as variáveis sacrifício monetário, risco percebido e normas sociais, influenciam negativamente a intenção de comportamento do consumidor. Como foi possível constatar a partir da revisão da literatura, a teoria do comportamento planeado, que serve de base ao modelo de investigação proposto, sustenta que a atitude influencia a intenção de comportamento. Neste sentido, os resultados evidenciados pela presente investigação confirmam os pressupostos subjacentes ao comportamento planeado do consumidor.
Descrição: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27247
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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