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Título: Inteligência Emocional e Criatividade: Um Estudo Empírico
Autor: Santos, Maria do Céu Colaço dos 
Orientador: Filipe Coelho
Palavras-chave: criatividade; inteligência emocional; employee creativity; emotional intelligence
Data: 18-Mar-2015
Citação: SANTOS, Maria do Céu Colaço dos - Inteligência emocional e criatividade : um estudo empírico. Coimbra : [s.n.], 2015. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27152
Resumo: A criatividade dos trabalhadores é um tema que tem atraído crescente interesse por parte dos académicos devido ao impacto que se considera ter na inovação e performance organizacional. Nesta vertente da investigação, uma das áreas que tem recebido pouca atenção é a da relação entre inteligência emocional e a criatividade dos trabalhadores. Neste contexto, este trabalho pretende contribuir para o conhecimento investigando os mecanismos de difusão dos efeitos da inteligência emocional para a criatividade individual. Mais especificamente, este trabalho procurou determinar de que forma a inteligência emocional dos empregados de empresas de base tecnológica, se relaciona com o conflito da tarefa e o stresse associado aos papéis que desempenham, bem como com a auto-eficácia e, através destas variáveis, influencia os resultados criativos. Este trabalho, ao considerar tais mecanismos de difusão, acrescenta valor ao estudo da criatividade, ao avançar relações originais entre as variáveis em causa. O estudo utiliza uma amostra constituída por duas unidades de registo: as auto-avaliações dos empregados relativas a variáveis pessoais e de contexto, e as avaliações dos seus supervisores relativas à criatividade que demonstram nos seus trabalhos. A amostra é formada por 249 colaboradores oriundos de 8 empresas do sector privado e de base tecnológica. Os resultados mostram que a inteligência emocional é uma variável importante na gestão do conflito da tarefa e no stresse associado aos papéis, e que através destas, tem impacto indireto na criatividade. Por sua vez, os resultados indicam que o conflito da tarefa tem influência positiva no conflito do papel e na sobrecarga do papel, demostrando que este tipo de conflito interpessoal tem efeitos disfuncionais associados ao stresse dos papéis que os empregados desempenham. Os três tipos de stresse associado aos papéis influenciam de forma direta a criatividade dos empregados. A perceção de falta de clareza ou falta de informação relevante para desempenhar o papel (i.e. ambiguidade do papel) e a perceção de recursos pessoais insuficientes para cumprir essas exigências (i.e. sobrecarga do papel) têm impacto positivo na criatividade, demonstrando serem stressors desafiantes (i.e. cuja a avaliação de possíveis ganhos futuros compensa o esforço e dedicação na realização das tarefas). Contrariamente, o conflito do papel (i.e. exigências contraditórias associadas a um papel) tem influência negativa na criatividade, demonstrado, por isso, ser um stressor ameaçador com consequências negativas nos resultados. Por fim, a auto-eficácia é uma consequente da inteligência emocional e da ambiguidade do papel e uma determinante dos resultados criativos.
Employee creativity is a topic of growing interest among academics due to its impact on organizational innovation and performance. In this line of research, one area that has received little attention is the relationship between emotional intelligence and employee creativity. In this context, this research aims to contribute to the knowledge of creativity by investigating the diffusion mechanisms of the effects of emotional intelligence on individual creativity. Specifically, this research seeks to determine how employee emotional intelligence of high-tech companies is related to task conflict, role stress and self-efficacy and, through these variables influence the creative results. This work, to consider such diffusion mechanisms adds value to the study of creativity, advancing original relationships between the variables in question. The study uses a sample comprising two sources of information: individual’s self-assessments of personal and contextual variables, and ratings of their creativity by their supervisors. The sample is composed of 249 employees from 8 high-tech companies. The results show that emotional intelligence is an important variable to the management of task conflict and role stress, with emotional intelligence having an indirect impact on employee creativity through the latter variables. In turn, the results indicate that task conflict has a positive influence on role conflict and role overload, demonstrating that this type of conflict is associated with dysfunctional effects on role stress. Role stress directly influences employee creativity. The perception of lack of clarity or lack of relevant information to play the role (i.e. role ambiguity), and the perception of insufficient personal resources to meet the demands (i.e. role overload) have a positive impact on employee creativity, proving to be challenge stressors (i.e. whose evaluation of possible future gains worth the effort and dedication in carrying out tasks). In contrast, role conflict (i.e. contradictory demands associated with a role) has a negative influence on employee creativity, meaning this is a hindrance stressor. Finally, self-efficacy is a consequent of emotional intelligence and of role ambiguity, and a determinant of creative results. Keywords: employee creativity, emotional intelligence, role stress, task conflict, self-efficacy
Descrição: Tese de doutoramento em Gestão de Empresas, no ramo de Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27152
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

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