Title: Habitar como poética: percurso plástico e conceitual a partir da obra de Carneiro e de Pedro Cabrita Reis
Authors: Renault, Claudia Tamm 
Keywords: Arte Contemporânea;Contemporary Art
Issue Date: 20-Nov-2014
Citation: RENAULT, Claudia Tamm - Habitar como poética : percurso plástico e conceitual a partir da obra de Carneiro e de Pedro Cabrita Reis. Coimbra : [s.n.], 2014. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/23696
Abstract: Nesta tese investigo a obra de Alberto Carneiro e a de Pedro Cabrita Reis. A pesquisa desenvolveu-­‐se, pela própria natureza das obras desses artistas contemporâneos portugueses, em torno da ideia do habitar como poética, percurso que, como um de seus desdobramentos, levou-­‐me à instalação de um atelier dentro do próprio espaço do Colégio das Artes, na Universidade de Coimbra, onde desenvolvi uma componente prática dessa investigação. A pesquisa foi acompanhada de registros em um diário, como tentativa de fixar as impressões desse habitar cotidiano, criando um ritmo de escrita. Ao investigar o habitar poético de Alberto Carneiro, através não só da leitura de seus diários e textos mas também da análise de seu trabalho, fui levada ao encontro com o próprio artista, em seu atelier, em São Mamede do Coronado. Da mesma forma fui me acercando do trabalho de Pedro Cabrita Reis e da volumosa produção escrita sobre sua obra, o que me levou também ao encontro do artista, em seu atelier, em Lisboa. “Habitar como poética” traz à tona a investigação das questões da pesquisa e a incidência de seus entrelaçamentos com meu próprio trabalho como artista. A sintonia experimentada evidenciou-­‐se no trabalho prático desenvolvido no atelier de Coimbra. Dentre as lições extraídas dessa intensa vivência-­‐experiência, destacou-­‐se a convicção de que tudo pode assumir novas formas, conforme o artista se relaciona com as coisas, contra todas as hierarquias de poder e de valor.
In this thesis I investigate Alberto Carneiro’s and Pedro Cabrita Reis’s work. The research developed, by the very nature of the works of these Portuguese contemporary artists, around the idea of dwelling as poetics, a journey which, as one of its unfolding, led me to the installation of an atelier inside Colégio das Artes space itself, at the Universidade de Coimbra, where I developed a practical component of this investigation. The research was followed up by registers in a diary, as an attempt to fix the impressions of this daily dwelling, thus creating a rhythm of writing. Upon investigating Alberto Carneiro’s poetic dwelling, through not only the reading of his diaries and texts but also the analysis of his work, I was led to a meeting with the artist himself, in his atelier, in São Mamede do Coronado. In the same way, I approached Pedro Cabrita Reis’s work and the volumous written production about his work, which led me to meeting the artist in his atelier in Lisbon. “Dwelling as poetics” brings up the investigation of research issues and the incidence of their interweaving with my work itself as an artist. The fine tuning experienced became evident in the practical work developed in Coimbra’s atelier. From the lessons taken from this intense living experience, the conviction that everything may take on new forms stood out, according to how the artist relates to things, against all hierarchies of power and value. Key words: Alberto Carneiro; Pedro Cabrita Reis; Dwelling; Poetics; Experience; Contemporary Art.
Description: Tese de doutoramento em Arte Contemporânea, apresentada ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/26432
Rights: openAccess
Appears in Collections:Colégio das Artes - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Habitar como poética.pdfTese de Doutoramento37.6 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.