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https://hdl.handle.net/10316/26183
Título: | Aprendizagem baseada na resolução de problemas por crianças com paralisia cerebral | Autor: | Pinto, Susana Marlene de Sousa | Orientador: | Almeida, Ana Cristina Ferreira de | Palavras-chave: | Aprendizagem, resolução de problemas; Paralisia cerebral, criança | Data: | 2009 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Aprendizagem baseada na resolução de problemas por crianças com paralisia cerebral | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | O trabalho que se apresenta centra-se no estudo de aplicação de uma
abordagem de Aprendizagem Baseada em (Resolução de) Problemas, junto
de crianças com Paralisia Cerebral (n=9), no contexto das aulas de
Expressão Plástica. Procurou verificar-se a eficácia desta metodologia para a
observação do desempenho e das competências de aprendizagem, enquanto
alternativa e complemento de avaliação daquelas crianças em particular, para
além da sua caracterização a partir de provas estandardizadas.
Concomitantemente, pretendeu testar-se o potencial de
modificabilidade cognitiva da abordagem, tendo decorrido as observações ao
longo de um ano lectivo, período durante o qual se procurou que o processo
de participação no estudo fomentasse, simultaneamente, a organização do
pensamento dos alunos.
Em termos teóricos, e numa perspectiva de processamento de
informação, foi o modelo de resolução de problemas de George Polya
(1945/2003) que nos serviu de referencial para a análise cognitiva das tarefas
propostas e das suas resoluções. Neste trabalho procurou, ainda, conceber-se
através do método referido, uma estratégia de avaliação do desempenho dos
alunos passível de ser utilizada pela professora.
Para tal os instrumentos adaptados deram prova da sua aplicabilidade
e de validade de construto, permitindo agilizar e facilitar a avaliação
(psico)pedagógica, do ponto de vista qualitativo, ao serem capaz de traduzir
as diferenças inter-individuais ao nível das capacidades de aprendizagem dos
alunos, e intra-individuais na avaliação da progressão do desempenho dos
alunos na execução de tarefas propostas ao longo das aulas.
Verificou-se, ainda, que as crianças desenvolveram mecanismos de
análise da tarefa, passando a fasear a execução nas etapas de resolução de
forma mais proficiente e auto-regulada. Outro ganho consistiu na
identificação do momento da aula dedicado à avaliação como algo inerente à
dinâmica da aula e integrador de aprendizagens. The following work studies the application of the Cognitive- Apprentice-Based on Problem-Solution approach next to children with Mental Paralysis distress (n=9) regarding the Plastic Expression classes. It was observed the method’s efficiency on the children accomplishment of knowledge, while substitute and complement of valuation of each child in particular, besides its concretisation from standardized tasks. Our main goal was to test the cognitive changeable potential of the approach. The study took place during the school year, and we intended that the participation process on the study would, at the same time, stir up the intellect organization of the students. We used the George Polya’s problem-solution model (1945/2003) as a reference for the cognitive analyse of the proposed tasks and its resolutions. We also attempted to create an evaluation strategy for the students’ deed that could be used by the teacher. For that the adapted instruments were successfully applied, and, as a result, it facilitated the (psycho) pedagogic evaluation in a qualitative way – it was possible to interpret the inter-individual differences of the students knowledge capacity, and intra-individual at the progression evaluation of the children endeavour to execute the proposed tasks. We also verified that the children developed an analyse mechanism for the task, and started to perform its resolution in a more proficient and regulated manner. It was also important to identify the class moment dedicated to the evaluation as something inherent to the class’ dynamic and integrator of apprenticeship. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/26183 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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