Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/26165
Título: | Decisões docentes de caráter pré–ativo e interativo: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico | Autor: | Lopes, Maria da Luz Marques | Orientador: | Nascimento, Maria Augusta Silva, Maria Helena Lopes Damião da |
Palavras-chave: | Pensamento do professor; Planificação; Desenvolvimento curricular; Avaliação do Desempenho Docente; Supervisão pedagógica | Data: | 2012 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Decisões docentes de caráter pré–ativo e interativo: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Nesta dissertação partimos da motivação que o professor é uma chave do sucesso por
orientar os processos institucionais da educação. Situamos, por isso, no paradigma do
pensamento do professor e na sua relação com a ação.
Sendo o ensino uma atividade relacional e complexa que envolve pensamento e ação, os
professores influenciam os alunos e são influenciados por eles. Deste dinamismo, resulta uma
ideia forte - a decisão, que muitos reconhecem estar infiltrada no ensino.
O professor do 1.º ciclo do Ensino Básico tem o dever de desenvolver o currículo, no
contexto de uma escola inclusiva, mobilizando e integrando conhecimentos e capacidades
necessárias para promover as aprendizagens. A sua ação desenvolve-se em função dos seus
pensamentos, juízos e decisões.
Com a entrada em vigor da Avaliação de Desempenho Docente, a qualidade do processo
de ensino-aprendizagem e a valorização da profissão docente adquirem relevância.
Este contexto sustentou o estudo empírico empreendido, que teve como objetivo
caraterizar as decisões docentes de caráter pré-ativo e interativo numa amostra de professores do
1.º ciclo do Ensino Básico, em situação de Avaliação de Desempenho Docente.
O estudo foi concretizado em dois passos. O primeiro revelou que os professores
consideram que plano significa um guia que orienta a ação. O segundo confirmou que os
professores pensam nos conteúdos e nas atividades para elaborar os seus planos, recorrendo às
orientações curriculares. In this dissertation, its core relies on the fact that the professor is the key to success in guiding the institutional process of education. It locates on the paradigm of the teacher’s thinking and his relationship with action. Teaching being a relationship and complex activity that involves thinking and action, the teachers influence on the students works both ways. From this dynamic, becomes the strong idea of decision, that many recognise being intrinsic on teaching. The professor of 1º ciclo Ensino Básico has the duty of developing the curriculum, on the context of an inclusive school, mobilizing and integrating the knowledge and capacities required to promote the learning. His action develops in function of his thoughts, decisions and judgements. With the coming of the new evaluation development method, the quality of the process of teaching-learning and the valour of the profession acquire some relevance. In this context sustains the empiric understanding, that has as an objective categorize the tutors decision of pre-active character and interacting in a sample of 1º ciclo Ensino Básico, in evaluation. It is a study that has already been done in two steps. The first revealed that the professors considerate that the meaning of the plan was a guide that oriented the action. The second established that the teachers thought in content and in activities to elaborate their plans towards the curricular guidance. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/26165 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
M.Luz Lopes.pdf | 5.95 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
510
Visto em 16/jul/2024
Downloads
311
Visto em 16/jul/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.