Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/26129
Título: PROLEC-R (Bateria de Avaliação dos Processos de Leitura para Crianças - Revista): estudo com crianças dos 4º e 5º anos de escolaridade
Autor: Amaral, Sara Cristina Maria 
Orientador: Figueira, Ana Paula Couceiro
Palavras-chave: Modelos de leitura; Língua portuguesa; PROLEC-R
Data: 2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: PROLEC-R (Bateria de Avaliação dos Processos de Leitura para Crianças - Revista): estudo com crianças dos 4º e 5º anos de escolaridade
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O estudo apresentado pretende contribuir para a validação e aferição da PROLEC-R (Cuetos et al., 2009), bateria de provas que avalia os processos envolvidos na leitura, para a população portuguesa. Efetuou-se, então, uma análise descritiva dos resultados obtidos na bateria, recorrendo a uma amostra de crianças que frequentam os 4º e 5º anos de escolaridade, em instituições de ensino públicas, privadas e cooperativas de Coimbra, Beira Litoral. O objetivo principal desta bateria é avaliar os processos envolvidos no ato da leitura, pelo que se fez uma revisão sobre os modelos de leitura, focando os modelos ascendentes, os modelos descendentes e os modelos interativos. O presente estudo propõe-se, ainda, analisar as eventuais relações entre o desempenho dos alunos nesta bateria e os seus resultados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, expressos através das notas que cada aluno obteve nestas disciplinas, com o objetivo máximo de contribuir para a validação e aferição desta prova para a população portuguesa.
The presente study about the PROLEC-R (Cuetos, et al., 2009) aims to contribute to its validation and cheking to the Portuguese population. It was done a descriptive analisys of the results of the battery, using a sample of children in the 4th and the 5th grade, in public, private and co-operative teaching institutions from Coimbra, Beira Litoral. The main goal of this battery is to assess the processes involved in reading, I proceeded to a brief review of the reading models, focusing mainly on the ascendant model, the descendet model, and the interactive model. The present study aims to find out if there’s a connection between de results that children obtain the the battery and their results in Portuguese and Math, results that are expressed in the grades that each student gets in these two disciplins, the main goal being the validation and surveyance of the battery to the portuguese population.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/26129
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação de Mestrado_Sara Amaral.pdf814.78 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.