Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/26129
Title: | PROLEC-R (Bateria de Avaliação dos Processos de Leitura para Crianças - Revista): estudo com crianças dos 4º e 5º anos de escolaridade | Authors: | Amaral, Sara Cristina Maria | Orientador: | Figueira, Ana Paula Couceiro | Keywords: | Modelos de leitura; Língua portuguesa; PROLEC-R | Issue Date: | 2012 | Serial title, monograph or event: | PROLEC-R (Bateria de Avaliação dos Processos de Leitura para Crianças - Revista): estudo com crianças dos 4º e 5º anos de escolaridade | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | O estudo apresentado pretende contribuir para a validação e aferição
da PROLEC-R (Cuetos et al., 2009), bateria de provas que avalia os
processos envolvidos na leitura, para a população portuguesa. Efetuou-se,
então, uma análise descritiva dos resultados obtidos na bateria, recorrendo a
uma amostra de crianças que frequentam os 4º e 5º anos de escolaridade, em
instituições de ensino públicas, privadas e cooperativas de Coimbra, Beira
Litoral.
O objetivo principal desta bateria é avaliar os processos envolvidos no
ato da leitura, pelo que se fez uma revisão sobre os modelos de leitura,
focando os modelos ascendentes, os modelos descendentes e os modelos
interativos.
O presente estudo propõe-se, ainda, analisar as eventuais relações
entre o desempenho dos alunos nesta bateria e os seus resultados nas
disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, expressos através das notas
que cada aluno obteve nestas disciplinas, com o objetivo máximo de
contribuir para a validação e aferição desta prova para a população
portuguesa. The presente study about the PROLEC-R (Cuetos, et al., 2009) aims to contribute to its validation and cheking to the Portuguese population. It was done a descriptive analisys of the results of the battery, using a sample of children in the 4th and the 5th grade, in public, private and co-operative teaching institutions from Coimbra, Beira Litoral. The main goal of this battery is to assess the processes involved in reading, I proceeded to a brief review of the reading models, focusing mainly on the ascendant model, the descendet model, and the interactive model. The present study aims to find out if there’s a connection between de results that children obtain the the battery and their results in Portuguese and Math, results that are expressed in the grades that each student gets in these two disciplins, the main goal being the validation and surveyance of the battery to the portuguese population. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/26129 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de Mestrado_Sara Amaral.pdf | 814.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 1
2,387
checked on Oct 16, 2024
Download(s) 50
419
checked on Oct 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.