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https://hdl.handle.net/10316/26111
Título: | Tempo como conhecimento: contributos da perspectiva diacrónica na adaptação | Autor: | Pimenta, Ana Maria Ramos | Orientador: | Dias, Maria da Luz Vale | Palavras-chave: | Conflitos interpessoais; Tempo | Data: | 2012 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Tempo como conhecimento: contributos da perspectiva diacrónica na adaptação | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Reiterando a importância da consideração do tempo como fonte de
conhecimento a partir da perspectiva diacrónica de Montangero (1993;
1996), o presente estudo mergulha num universo de dados temporais
orientado pelos seguintes objectivos: reconstruir os aspectos diacrónicos da
noção de tempo na tentativa da definição da sua natureza psicológica;
analisar conceptual e extensivamente o modelo da perspectiva diacrónica de
Montangero; reconhecer o valor adaptativo do tempo através da exposição
de casos em que o conhecimento do tempo está comprometido e, em
particular, dos contributos do pensamento diacrónico; e, por fim, analisar
empiricamente e à luz das teorias revistas, as relações entre perspectiva
diacrónica e adaptação a partir da replicação da investigação de Montangero,
Pons e Cattin (2000) onde são avaliadas as relações entre a perspectiva
diacrónica e a resolução de conflitos interpessoais.
Neste estudo entrevistámos individualmente, sob a influência do
método piagetiano, 60 crianças entre os 6 e 12 anos provenientes do centro,
norte e interior do país. Os resultados encontrados permitem observar novos
dados relativos à dinâmica da perspectiva diacrónica que não encontram
explicação suficiente dentro da proposta de Montangero.
Reconhecendo a necessidade de construção de um modelo que
conceba as componentes da perspectiva diacrónica como uma unidade
integrada e dinâmica, avançamos com uma proposta neste sentido, orientada
pelas seguintes premissas: a perspectiva diacrónica desenvolve-se ao longo
da vida; esse desenvolvimento tem um importante valor adaptativo no
pensamento dos sujeitos, funcionando paralela e simultaneamente com a
consciência pelo princípio do interaccionismo interno (Ferrari, Pinard &
Runions, 2001; Piaget, 1974). The present study pretends to vouch for the importance of understanding time as a type of knowledge through the diachronic perspective proposed by Montangero (1993; 1996). In this way, the present work delves into the universe of temporal issues, having the following as its aims: to reconstruct the diachronic aspects of the notion of time in order to get closer to defining its psychological nature; to make an extended analysis of Montangero’s diachronic perspective model; to justify the adaptative contribution of time and its value through the explanation of some cases where the knowledge of time is impaired and to expose the contributions of a diachronic approach to adaptation; and, finally, to empirically investigate through the utilization of these theoretical concepts, the relation between diachronic perspective and adaptation by duplicating the previous study in this field by Montangero, Pons & Cattin (2000) in which the relation between diachronic perspective and solutions to interpersonal conflicts were studied. In this study, sixty Portuguese children aged between the ages of 6 and 12 were interviewed individually by using the Piagetian method. The results show us new evidence regarding diachronic dynamics that cannot be explained solely by Montangero’s proposal. By taking into consideration the importance of a new model that encompasses the two components of diachronic perspective as a dynamic and integrative whole, we present an embryonic proposal oriented by the following thesis: diachronic perspective develops with age, adding an important adaptative value to individuals’ lives; and, it functions in much the same way as consciousness, which shares the same internal interactionism (Ferrari, Pinard & Runions, 2001; Piaget, 1974). |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/26111 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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