Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/26050
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lança, Isabel Cristina Gaspar Pestana | - |
dc.contributor.advisor | Morais, António Morais Pinto Brochado | - |
dc.contributor.author | Branco, Elisabete Rainho Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-20T15:44:59Z | - |
dc.date.available | 2014-06-20T15:44:59Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/26050 | - |
dc.description.abstract | Desde há muito que se reconhece o ruído como um fator de risco ocupacional na saúde dos trabalhadores e os efeitos da sua exposição têm sido objeto de estudo para muitos investigadores. As escolas com a sua população específica deveriam ser um local saudável e de promoção de comportamentos salutares. Os possíveis efeitos da exposição ao ruido, em contexto escolar, poderão ser considerados um fator de risco para alunos e profissionais docentes e não docentes nas escolas. Com base nesta premissa, o presente trabalho teve como objetivo, avaliar os níveis sonoros existentes nos espaços comuns e refeitórios das escolas. Na perspetiva teórica, aborda-se o conceito de ruido e os seus efeitos sobre a saúde, tendo em conta que a sensibilidade individual ao ruido é um parâmetro subjetivo, e como tal, a sua mensuração implica a aplicação de instrumentos já validados, como a Weinstein’s Noise Scale (WNS). Na perspetiva empírica inicia-se a concretização deste trabalho com a seleção de Escolas Básicas do 2.ºe 3.º ciclos dos Distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria e Viseu, tendo sido selecionadas 30 amostras. Foi medido o nível de exposição sonora durante os intervalos nos espaços interiores e durante o período do almoço nos refeitórios, sendo registado o nível sonoro contínuo equivalente ponderado A (LA,eq). Na metodologia utilizada foi elaborada uma ficha de caracterização para as escolas, a preencher localmente em cada avaliação feita (a qual permite recolher toda a informação necessária à caracterização das escolas para o estudo pretendido). O tipo e técnica de amostragem é probabilística aleatória estratificada e a dimensão da amostra é de 30 escolas. Face aos valores de nível sonoro encontrado nos locais estudados, podemos afirmar que o ruído existente nas escolas, é um potencial risco para a saúde da comunidade escolar, podendo efetivamente afetar a aprendizagem e aumentar a agressividade nas escolas. Não foi possível estabelecer relação entre a tipologia dos estabelecimentos de ensino e os níveis sonoros existentes nas zonas interiores dos polivalentes e nos refeitórios, a proveniência dos alunos, a existência de controlo na entrada dos refeitórios e dos vigilantes existentes no seu interior. A exposição ao ruído da comunidade escolar de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) pode causar danos psico-fisiológicos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ruído | por |
dc.subject | Saúde ocupacional | por |
dc.subject | Serviços de saúde escolar | por |
dc.subject | Factores de risco | por |
dc.title | O Ruído nas escolas | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
dc.identifier.tid | 201628511 | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FMUC Medicina - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese de Mestrado em Saúde Ocupacional_O RUÍDO NAS ESCOLAS_El.pdf | 3.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 5
1,918
checked on Jul 16, 2024
Download(s) 1
10,269
checked on Jul 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.