Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25943
Título: Relação do locus de controlo, das atribuições causais e da auto-eficácia na tomada de decisão de carreira com as dificuldades de decisão de carreira em jovens do 9º ano de escolaridade
Autor: Albuquerque, Ana Margarida 
Orientador: Figueira, Ana Paula Couceiro
Palavras-chave: Dificuldades de tomada de decisão de carreira; Autoeficácia para a tomada de decisão de carreira; Locus de controlo; Atribuições causais
Data: 2007
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relação do locus de controlo, das atribuições causais e da auto-eficácia na tomada de decisão de carreira com as dificuldades de decisão de carreira em jovens do 9º ano de escolaridade
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: No actual sistema de ensino português, os alunos que concluem o 9º ano de escolaridade deparam-se com a realização de uma escolha educativa e/ou profissional de grande relevância, no que diz respeito ao seu futuro percurso de vida profissional e pessoal. Grande parte destes alunos considera a realização de escolhas como um acontecimento difícil e gerador de stresse nas suas vidas. Assim, tendo em consideração a importância pessoal e social deste fenómeno, tem-se procurado determinar quais as variáveis que explicam os resultados e as suas consequências, para que se encontrem estratégias mais eficazes, no sentido de ajudar estes jovens a enfrentarem esta tarefa desenvolvimental. Nas últimas décadas do século XX, vários estudos têm vindo a salientar a importância das variáveis sócio-cognitivas na explicação do comportamento humano, tanto a nível geral, como a nível da carreira (Bandura, 1977; Hackett & Betz, 1981; Lent, Brown & Hackett, 1994; Rotter, 1966). Assim, o estudo proposto para este trabalho, pretende analisar a influência de construtos como a auto-eficácia para a tomada de decisão de carreira, o locus de controlo e as atribuições de causalidade nas dificuldades associadas com tomada de decisão de carreira.
Students who are enrolled in the Portuguese educational system, in the 9th grade, must make an academic or career choice, which reveals itself to be of the utmost importance regarding their personal and professional future. Most of these students consider decision making to be a difficult and stressful task in their lives. Considering this phenomenon´s personal and social relevance, efforts have been made to determine which variables explain the results and their consequences, in order to find more efficient strategies and help adolescents deal with this developmental task. Many research studies, in the late 20th century, have revealed the importance of social cognitive variables to explain human behaviour, in general, as well as career wise (Bandura, 1977; Hackett & Betz, 1981, Lent, Brown, & Hackett, 1994; Rotter, 1966). Therefore, the present research study aims to analyze the influence of constructs such as self-efficacy for career decision making, locus of control and the causal attributions associated with the difficulty in career decision making.
Descrição: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25943
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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