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https://hdl.handle.net/10316/25936
Título: | Gestão emocional em equipas de saúde em oncologia | Autor: | Barata, Ema Maria Martins Amaro | Orientador: | Carvalho, Carla Maria Santos de | Palavras-chave: | Emoções; Stresse emocional; Gestão de emoções; Equipas de saúde; Organizações | Data: | 2008 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Gestão emocional em equipas de saúde em oncologia | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | O contexto hospitalar oncológico apresenta características particulares
referentes a estados emocionais, quer para os profissionais que realizam funções
nesta unidade de saúde, quer para os utentes que com eles interagem e
que recorrem aos seus serviços. Usando a uma metodologia qualitativa, realizaram-
se seis entrevistas a profissionais de saúde, abarcando três classes
profissionais (médicos, enfermeiros e auxiliares de acção médica), as quais
foram posteriormente sujeitas a uma análise de conteúdo. Com esta metodologia
pretendíamos conhecer as percepções, representações e atribuições
individuais significativas, relativamente à gestão das emoções no trabalho,
que pudessem estabelecer algumas pistas conducentes à elaboração de propostas
de implementação de soluções de apoio à regulação emocional dos
profissionais de saúde.
O conteúdo analisado leva-nos a crer que o desenvolvimento da consciência
sobre os estados emocionais, um suporte de qualidade e o desenvolvimento
de actividades adequadas, podem revelar-se de grande importância.
Referimo-nos concretamente à percepção de segurança e profissionalismo,
à melhoria do desempenho profissional e satisfação no trabalho,
ao estabelecimento e/ou manutenção de um ambiente estável e tranquilo, ao
controlo ou regulação emocional, à redução do stresse emocional, à manutenção
da auto-estima dos profissionais e dos utentes e à melhoria global do
desempenho organizacional. The oncologic hospital context presents particular characteristics related to emotional states, both for professionals who perform functions in the plant health or to users who interact with them and who require their services. Using a qualitative methodology, there has identified six interviews with health professionals, covering three professional classes (doctors, nurses and assistants of medical action), which were subsequently subjected to an analysis of content. With this methodology we expected to know the perceptions, representations and significant individual responsibilities in relation to the management of emotions at work, which could provide some clues leading to the development of proposals for implementation of solutions to support emotional regulation of health professionals. The content analysis leads us to believe that the development of awareness about the emotional states, a medium-quality and the development of appropriate activities, may prove to be of great importance. These factors are precisely the perception of safety and professionalism, to improve work performance and satisfaction at work, the establishment and / or maintenance of a stable and peaceful environment, control or emotional regulation, reduction of emotional stress, the maintenance of self-esteem of professionals and users and the overall improvement of organizational performance. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia, especialização em Psicologia do do Trabalho e das Organizações, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25936 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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