Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25923
Título: Dislexia e família: estudo exploratório no concelho de Cantanhede
Autor: Gaspar, Maria da Conceição Ferreira 
Orientador: Albuquerque, Maria Cristina Petrucci
Palavras-chave: Relação escola-família; Dislexia; Dificuldades de aprendizagem
Data: 2009
Título da revista, periódico, livro ou evento: Dislexia e família: estudo exploratório no concelho de Cantanhede
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Este projecto de investigação constitui uma abordagem à problemática da dislexia em contexto familiar. Inicia-se com uma abordagem geral da dislexia (conceito, etiologia, tipos, características…) e da leitura e escrita. De seguida, aborda especificamente a temática dislexia e família: reacções dos pais perante um filho disléxico; necessidades e apoios para pais de crianças disléxicas; coordenadas gerais do processo de reeducação; envolvimento dos pais na superação das dificuldades da leitura e da escrita; e a comunicação entre os pais e a escola. O estudo empírico possui como objectivos: identificar, na perspectiva dos pais e através do recurso a uma anamnese, antecedentes pessoais, familiares e educativos de crianças e jovens com dislexia; caracterizar, na óptica dos pais, e com recurso a um questionário, o funcionamento do filho quer em domínios nucleares do quadro em questão (leitura e escrita), quer em domínios com ele relacionados (por exemplo, a linguagem oral, o raciocínio, a psicomotricidade); identificar e avaliar, segundo os pais, com recurso a uma entrevista, as dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita, apoios oferecidos pela escola, as formas de colaboração casa/escola, bem como circunscrever perspectivas futuras para o filho. Centra-se num grupo de encarregados de educação de 35 crianças disléxicas em dois agrupamentos de escolas do Concelho de Cantanhede: o Agrupamento de Escolas Finisterra e o Agrupamento de Escolas de Cantanhede. De entre as conclusões, destaca-se a necessidade de incrementar uma relação positiva entre as escolas e as famílias das crianças com dislexia.
This investigation project constitutes an approach to the dyslexia problematic in a familial context. It begins with a general approach of the dyslexia (concept, aetiology, types, characteristics…) and of the reading and writing. Then, it specifically approaches the dyslexia and family thematic: parents reactions towards a dyslexic child; needs and support for parents of children with dyslexia; general coordinates of the re-education process, involvement of parents in the overcoming of reading and writing difficulties; and the communication between the parents and the school. This empirical study aims at: identify, in the parents’ perspective and through an anamnesis, personal, familial and educative antecedents of children and young people who have dyslexia; characterise, in the parents’ view, and thanks to a questionnaire, the functioning of the child either in terms of the nuclear domains in question (reading and writing) or in domains with him/her associated (for instance, the oral language, the reasoning, the psycho-motility); identify and assess, according to the parents, through an interview, the difficulties felt in the learning of reading and writing, support offered by school, the ways of collaboration home/school, as well as circumscribing future perspectives for the child. It focuses on a group of 35 guardians of dyslexic children in two groups of schools in the council of Cantanhede: the Group of Schools Finisterra and the Group of Schools of Cantanhede. Among the conclusions, it’s possible to highlight the necessity to stimulate a positive relationship between the schools and the families of children with dyslexia.
Ce projet d’investigation constitue un abordage à la problématique de la dyslexie en contexte familial. Il s’initie avec un abordage général de la dyslexie (concept, étiologie, types, caractéristiques…) et de la lecture e écriture. Ensuite, il aborde spécifiquement la thématique de la dyslexie et la famille: réactions des parents envers un enfant dyslexique; besoins et soutiens pour les parents d’enfants dyslexiques; coordonnées générales du processus de rééducation; la participation des parents dans le surpassement des difficultés de la lecture et de l’écriture; et la communication entre les parents et l’école. L’étude empirique a comme objectifs: identifier, dans la perspective des parents et à l’aide du recours à une anamnèse, les antécédents personnels, familiaux et éducatifs d’enfants et de jeunes dyslexiques; caractériser, selon les parents et ayant recours à un questionnaire, le fonctionnement de l’enfant aussi bien en domaines nucléaires du cadre en question (lecture et écriture), qu’en des domaines qui lui disent respect (par exemple, le langage oral, le raisonnement, la psychomotricité); identifier et évaluer, selon les parents à l’aide d’une entrevue, les difficultés dans l’apprentissage de la lecture et de l’écriture, l’appui offert par l’école, les formes de collaboration maison/école, bien comme circonscrire des perspectives futures pour l’enfant. L’étude se centre sur 35 tuteurs d’enfants dyslexiques dans deux agroupements d’écoles de l’Arrondissement de Cantanhede: l’Agroupement d’Écoles Finisterra et l’Agroupement d’Écoles de Cantanhede. Parmi les conclusions, ce qui est mis en évidence, c’est le besoin de stimuler une relation positive entre les écoles et les familles des enfants dyslexiques.
Descrição: Dissertação de mestrado em Educação (Psicologia Pedagógica), apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25923
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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