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Title: A vinculação aos professores e a vitimização entre pares como fatores preditores da alienação escolar em alunos do 2º e 3º ciclos de escolaridade
Authors: Oliveira, Filipa João Travassos de 
Orientador: Lima, Luísa Isabel Gomes Freire Nobre
Keywords: Alienação; Vinculação; Vitimização
Issue Date: 2013
Serial title, monograph or event: A vinculação aos professores e a vitimização entre pares como fatores preditores da alienação escolar em alunos do 2º e 3º ciclos de escolaridade
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A Alienação Escolar é suscetível de influenciar a forma como os alunos se relacionam com a instituição escolar e a comunidade escolar. Neste âmbito, a escassez de instrumentos de medidas da Alienação Escolar ou académica no nosso país, revela-se um entrave ao desenvolvimento da investigação nesta área. Numa tentativa de colmatar esta limitação, o presente estudo centrou-se primeiro no processo de tradução e adaptação para a população portuguesa, da Escala de Alienação Escolar ( Fragebogen zur Schulentfremdung), originalmente desenvolvida por Hascher e Hagenaur (2010) e depois na análise da vinculação aos professores e da vitimização entre pares como variáveis preditoras da alienação escolar. Para o efeito, foram utilizados como instrumentos a Escala de Alienação Escolar (Nobre Lima, Rijo e Oliveira, 2012), a Escala de Vinculação aos Professores [IPPA-R] (Figueiredo e Machado, 2008) e a Escala de Vitimização entre Pares (Veiga, 2007). Os dados foram recolhidos junto de uma amostra de 160 alunos de ambos os sexos (47.5% de rapazes), com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos, a frequentarem o 2º e 3º ciclo de escolaridade. Os resultados obtidos revelaram que: i) os rapazes revelam maior alienação escolar do que as raparigas; ii) existem correlações moderadas a fortes entre dimensões da vinculação aos professores e a alienação escolar e correlações fracas a moderadas entre a vitimização física e a alienação escolar; iii) a vinculação aos professores e a vitimização entre pares surgem, de facto, como preditores da alienação escolar. Os resultados apelam à exploração de outras características psicométricas do questionário em futuras investigações.
Alienation from school is susceptible to influence the way students relate to the educational institution and the school community. In this context, the lack of measurement instruments of school or academic Alienation in our country is an obstacle to the development of research in this area. In an attempt to overcome this limitation, the present study focused primarily on the process of translation and adaptation for the Portuguese population of the Alienation from School Scale (Fragebogen zur Schulentfremdung), originally developed by Hascher and Hagenaur (2010), and later on the analysis of attachment to teachers and peer victimization as predictors of school alienation. To this end, it was used the Alienation School Scale (Nobre Lima, Rijo e Oliveira, 2012), the Inventory of Parent and Peer Attachment [IPPA-R] (Figueiredo and Machado, 2008) and the Peer Victimization Scale (Veiga, 2007). Data was collected from a sample of 160 students from both genders (47.5% boys), aged between 10 and 15 years old, attending 5th to 9th grade. The results showed that: i) boys reveal to be more alienated from school than girls; ii) there are moderate to strong correlations between dimensions of attachment to teachers and alienation from school, and weak to moderate correlations between physical victimization and alienation from school; iii) together, attachment to teachers and peer victimization arise, indeed, as predictors of school alienation. The results call for an exploration of other psychometric characteristics of the scale in future investigations.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25821
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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