Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25694
Title: Parentalidades e estruturas familiares: um estudo sobre o seu impacto no sucesso escolar dos adolescentes
Authors: Neves, Inês Brites Rodrigues Rangel das 
Orientador: Urbano, Pedro
Keywords: Parentalidade; Sucesso escolar - adolescente; Relações familiares
Issue Date: 2014
Serial title, monograph or event: Parentalidades e estruturas familiares: um estudo sobre o seu impacto no sucesso escolar dos adolescentes
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Os resultados académicos e o desenvolvimento de competências dos jovens durante a infância e adolescência são influenciados por vários factores biológicos, psicológicos e sociais. Neste estudo analisamos o impacto que as variáveis familiares têm no sucesso escolar e no desenvolvimento das crianças. A estrutura familiar influencia o seu desenvolvimento, quer ao nível da sua estrutura e organização, quer ao nível das características individuais de cada um dos seus membros. No nosso estudo concluímos existirem relações significativas entre as características de cada progenitor, a harmonia do casal e a estabilidade da família, com o sucesso escolar. Verificou-se também não existir nenhuma relação entre o desemprego, os factores económicos, com o sucesso escolar. Quanto ao tipo de famílias (monoparentais, reconstituídas e tradicionais) os nossos resultados sugerem não existir relações entre os vários tipos de estrutura e os resultados académicos, indicando a existência de mudanças sociais positivas ao nível dos estereótipos de boa e má família.
Academic achievement and skills development of young people during childhood and adolescence are influenced by various biological, psychological and social factors. This study analysed the impact that family variables have on academic success and development of children. Family structure influences their development in terms of its structure and organization, as well as at the level of the individual characteristics of each of its members. In our study we conclude there are significant relationships between the characteristics of each parent, the couple's harmony and stability of the family, with school success. There was also no relationship between unemployment, economic factors, with school success. Regarding the type of families (single parent, reconstructed and traditional) our results suggest there is no relationship between the various types of structure and academic outcomes, indicating the existence of positive social changes in terms of stereotypes of good and bad family.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25694
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese - Inês Neves - 2014.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,673
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

240
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.