Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25694
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorUrbano, Pedro-
dc.contributor.authorNeves, Inês Brites Rodrigues Rangel das-
dc.date.accessioned2014-05-08T11:25:38Z-
dc.date.available2014-05-08T11:25:38Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/25694-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractOs resultados académicos e o desenvolvimento de competências dos jovens durante a infância e adolescência são influenciados por vários factores biológicos, psicológicos e sociais. Neste estudo analisamos o impacto que as variáveis familiares têm no sucesso escolar e no desenvolvimento das crianças. A estrutura familiar influencia o seu desenvolvimento, quer ao nível da sua estrutura e organização, quer ao nível das características individuais de cada um dos seus membros. No nosso estudo concluímos existirem relações significativas entre as características de cada progenitor, a harmonia do casal e a estabilidade da família, com o sucesso escolar. Verificou-se também não existir nenhuma relação entre o desemprego, os factores económicos, com o sucesso escolar. Quanto ao tipo de famílias (monoparentais, reconstituídas e tradicionais) os nossos resultados sugerem não existir relações entre os vários tipos de estrutura e os resultados académicos, indicando a existência de mudanças sociais positivas ao nível dos estereótipos de boa e má família.por
dc.description.abstractAcademic achievement and skills development of young people during childhood and adolescence are influenced by various biological, psychological and social factors. This study analysed the impact that family variables have on academic success and development of children. Family structure influences their development in terms of its structure and organization, as well as at the level of the individual characteristics of each of its members. In our study we conclude there are significant relationships between the characteristics of each parent, the couple's harmony and stability of the family, with school success. There was also no relationship between unemployment, economic factors, with school success. Regarding the type of families (single parent, reconstructed and traditional) our results suggest there is no relationship between the various types of structure and academic outcomes, indicating the existence of positive social changes in terms of stereotypes of good and bad family.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectParentalidadepor
dc.subjectSucesso escolar - adolescentepor
dc.subjectRelações familiarespor
dc.titleParentalidades e estruturas familiares: um estudo sobre o seu impacto no sucesso escolar dos adolescentespor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleParentalidades e estruturas familiares: um estudo sobre o seu impacto no sucesso escolar dos adolescentespor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201443546-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese - Inês Neves - 2014.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 5

1,701
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

254
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.