Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25620
Título: Equidade no financiamento dos cuidados de saúde : estudo baseado no inquérito às despesas das famílias 2010/2011
Autor: Silva, David João Francisco 
Orientador: Quintal, Carlota
Palavras-chave: Equidade; Pagamentos directos; Despesas catastróficas
Data: 18-Fev-2014
Editora: FEUC
Citação: Silva, David João Francisco - Equidade no financiamento dos cuidados de saúde :|bestudo baseado no inquérito às despesas das famílias 2010/2011, Coimbra, 2014.
Resumo: A equidade no financiamento é um ponto essencial das políticas de saúde e define-se como o pagamento de acordo com a capacidade de pagar e a proteção das famílias contra despesas catastróficas. Sendo assim e tendo em conta o elevado peso de pagamentos directos no total das despesas em saúde em Portugal, os objetivos deste trabalho são avaliar a prevalência e as determinantes das despesas catastróficas derivadas de gastos com saúde. Com base no IDEF 2010/2011, conclui-se que 2,1% de famílias suportaram despesas catastróficas. O principal factor que influencia a ocorrência destas despesas é a presença de um idoso no agregado familiar. Para além deste é também determinante a escolaridade do indivíduo de referência do agregado, sendo que indivíduos com um nível de escolaridade inferior apresentam uma maior probabilidade de passar por despesas catastróficas. Para prevenção terá de se dar protecção a agregados com idosos e aos que tenham rendimentos inferiores pois são os com maior probabilidade de sofrer este tipo de despesa e também tentar diminuir a percentagem de pagamentos directos no financiamento.
Descrição: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlota Quintal.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25620
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
TP Final David.pdf1.2 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

702
Visto em 16/abr/2024

Downloads 20

1.170
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.