Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25418
Título: Memória da Saudade : o percurso e identidade artística do Ballet Gulbenkian como estrutura de referência na dança portuguesa (1961-2005)
Autor: Laginha, António 
Palavras-chave: Ballet Gulbenkian; Fundação Gulbenkian -- Portugal; Companhia de dança contemporânea; Criação coreográfica; História da dança -- Portugal; Bailado; Bailarinos; Coreógrafos
Data: 29-Dez-2014
Citação: LAGINHA, António Manuel Coelho - Memória da Saudade : o percurso e identidade artística do Ballet Gulbenkian como estrutura de referência na dança portuguesa (1961-2005). Coimbra : [s.n.], 2014. Tese de doutoramento. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10316/25418>
Resumo: Este estudo teve como objectivo primeiro enquadrar o trabalho de uma companhia da bailado e dos seus artistas numa realidade que, pela sua importância histórica, se agigantou nos espaços nacional e internacional por mérito próprio. O título proposto, “Memória da Saudade”, remete-nos para uma realidade mista de orgulho e nostalgia, já que o Ballet Gulbenkian foi, sem qualquer dúvida, o grupo de dança com maior qualidade de obras, projecção e longevidade, dando, de certo modo, uma forma definitiva à História da Dança Portuguesa do século XX. A grande maioria das carreiras dos bailarinos e coreógrafos ligados à dança portuguesa contemporânea surgiu na sequência do trabalho levado a cabo pelos artistas portugueses e estrangeiros do BG. Este pertinente estudo visou a análise do percurso artístico do Ballet Gulbenkian através do legado das muitas figuras que o integraram e lhe deram vida enquanto importante estrutura coreográfica. O nosso olhar balizou-se entre os anos de 1961 e 2005, correspondendo a primeira data à formação do Grupo Experimental de Ballet e a segunda à extinção do Ballet Gulbenkian. Procedeu-se a uma mapeação cronológica do trabalho desenvolvido, bem como à caracterização da gestão artística de cada um dos períodos correspondentes aos seus seis directores principais.
The primary objective of this study was to frame the work of a dance company and its artists within a reality, which, for its historical importance, won national and international scope in its own right. The proposed title, "Memory of Saudade", refers to a reality, with pride and nostalgia, as the Gulbenkian Ballet was, without a doubt, the dance group with the highest quality of works, projection and longevity, giving form to the Portuguese Dance History of the twentieth century. The vast majority of the careers of dancers and choreographers linked to Portuguese contemporary dance were the result of the work carried out by Portuguese and foreign artists from the Gulbenkian Ballet.This relevant study aimed to analyze the artistic journey of the company through the legacy of the many figures that built it and gave it life as an important choreographic structure. We focused on the time period between 1961 and 2005, corresponding first to the date of the formation of the Experimental Ballet Group, and second to the extinction of the company. The procedure adopted consisted of making a chronological mapping and also characterization of the artistic management of each of the six periods corresponding to their artistic directors.
Descrição: Tese de doutoramento em Estudos Artísticos (Estudos Teatrais e Performativos), apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25418
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Artes - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

929
Visto em 23/jul/2024

Downloads

3.099
Visto em 23/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.