Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25407
Título: A importância dos fundos estruturais no desenvolvimento empresarial português : uma visão prática a partir do IAPMEI
Autor: Assunção, Beatriz Monteiro Gonçalves 
Orientador: Duarte, António Portugal
Ramos, Carlos
Palavras-chave: Fundos estruturais; União Europeia; Tecido empresarial português; IAPMEI
Data: 20-Fev-2014
Editora: FEUC
Citação: Assunção, Beatriz Monteiro Gonçalves - A importância dos fundos estruturais no desenvolvimento empresarial português : uma visão prática a partir do IAPMEI, Coimbra, 2014.
Resumo: A entrada de Portugal na União Europeia constituiu um marco na história económica portuguesa. Um dos aspetos mais relevantes da integração portuguesa foi o afluxo significativo de Fundos Estruturais que o país recebeu. Este trabalho procura avaliar a importância desses fundos, no desenvolvimento das empresas portuguesas. Para tal, foi feita uma revisão da literatura sobre a importância dos Fundos Estruturais no desenvolvimento económico português, a saber: a sua história, a sua aplicação em Portugal, a Doença Holandesa aplicada a estas ajudas e uma reflexão sobre se os Fundos Estruturais constituíram uma oportunidade ou, pelo contrário, se revelaram uma armadilha, não contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do Tecido Empresarial Português. O presente Relatório de Estágio procura também descrever o período de estágio de quatro meses no Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI). Nesse sentido, efetuar-se-á uma caraterização da entidade de acolhimento, uma apresentação dos objetivos e enquadramento do estágio e uma enumeração das tarefas desenvolvidas. Por fim, são apresentados casos práticos, de algumas empresas que se candidataram a ajudas co-financiadas pelos Fundos Estruturais, já que o papel do IAPMEI passa também pela atribuição de incentivos às Pequenas e Médias Empresas (PME), que representam 99,9% do Tecido Empresarial Português.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Economia, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de António Portugal Duarte e Carlos Ramos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25407
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RE Beatriz Assunção.pdf942.34 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

1.001
Visto em 23/abr/2024

Downloads 5

4.346
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.