Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25397
Título: Crescimento económico em África, 1975-2010 : uma análise a partir do modelo de Mankiw, Romer e Weil
Autor: Gomes, Eminêncio Lumumba 
Orientador: Bação, Pedro Miguel Avelino
Palavras-chave: África; Capital humano; Crescimento económico; Índice de Desenvolvimento Humano
Data: 21-Fev-2014
Editora: FEUC
Citação: Gomes, Eminêncio Lumumba - Crescimento económico em África, 1975-2010 : uma análise a partir do modelo de Mankiw, Romer e Weil
Resumo: Este trabalho de projeto estuda a aplicação do modelo neoclássico do crescimento económico às economias africanas. Os procedimentos aplicados começam por seguir os passos de Mankiw, Romer e Weil (1992) (A contribution to the Empirics of Economic Growth, Quartely Journal of Economics, 107 (2), pp. 407- 37). São assim estimadas a equação do produto em equilíbrio e a equação dinâmica do produto, por forma a analisar, por um lado, a importância dos vários fatores de crescimento – com especial atenção ao capital humano – e, por outro lado, a existência de convergência para o produto em equilíbrio de acordo com o modelo. Para lá da abordagem de Mankiw e co-autores, usaremos também estimadores para modelos com dados em painel, como o GMM em primeiras diferenças e em sistema de equações. A amostra de 34 países africanos foi dividida em duas partes: uma reúne os países com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alto e médio; a outra agrupa os países com um IDH baixo. Os resultados variam conforme a amostra, a especificação do modelo e o método de estimação. Concluímos que as economias africanas colocam dificuldades especiais ao modelo neoclássico de crescimento.
Descrição: Dissertação de mestrado em Economia (Crescimento económico e políticas estruturais), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Miguel Avelino Bação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25397
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Crescimento Económico em África, 1975-2010.pdf1.06 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

497
Visto em 23/abr/2024

Downloads 10

1.325
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.