Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25172
Title: Description and classification of confocal endomicroscopic images for the automatic diagnosis of the inflammatory bowel disease
Authors: Couceiro, Sara Queirós 
Orientador: Barreto, João P.
Figueiredo, Pedro
Keywords: Endomicroscopia confocal
Issue Date: 2012
Citation: Couceiro, Sara Queirós - Description and classification of confocal endomicroscopic images for the automatic diagnosis of the inflammatory bowel disease. Coimbra, 2012. Tese de Mestrado.
Abstract: A doen¸ca inflamat´oria intestinal refere-se a um conjunto de condi¸c˜oes inflamat´orias do trato gastrointestinal, que elevam o risco de ocorrˆencia de cancro colo-rectal. O diagn ´ostico deste tipo de dist´urbios em fases iniciais aumenta consideravelmente as hip´oteses de sucesso de tratamento, pelo que o acompanhamento de les˜oes suspeitas ´e de extrema importˆancia. A Endomicroscopia Confocal ´e uma ferramenta de diagn´ostico recente que permite efectuar uma an´alise in vivo da arquitectura histol´ogica do trato gastrointestinal. A an´alise do tecido em tempo real evita a bi´opsia tradicional e permite efectuar um diagn´ostico imediato. No futuro, esta t´ecnica ir´a certamente ganhar relevˆancia cl´ınica na detec¸c˜ao e vigilˆancia de perturba¸c˜oes gastrointestinais. Uma vez que este ´e um m´etodo de diagn´ostico recente, a taxonomia dos v´arios est´agios da doen¸ca em imagens de Endomicroscopia Confocal ainda n˜ao se encontra bem definida. Por este motivo, a an´alise deste tipo de imagens pode tornar-se dif´ıcil mesmo para os especialistas, que necessitam de passar por um per´ıodo de aprendizagem. Neste momento, existe uma base de dados anotada, que cont´em imagens pertencentes a cinco est´agios diferentes da doen¸ca. O conjunto de dados dispon´ıvel permite observar uma enorme variabilidade de casos, o que conduz a um problema de classifica¸c˜ao multi-classes complexo. De acordo com os especialistas, a observa¸c˜ao do aspecto histol´ogico do trato gastrointestinal permite extrair informa¸c˜ao relevante acerca do grau de severidade da doen¸ca. Desta forma, as propriedades histol´ogicas do tecido s˜ao usadas para fazer uma separa¸c˜ao entre dois subconjuntos principais dos dados dispon´ıveis: baixa e alta probabilidade de existˆencia de um estado patol´ogico. Em primeiro lugar, s˜ao exploradas t´ecnicas de processamento de imagem para criar um detector de criptas, que s˜ao as estruturas histol´ogicas mais facilmente observ´aveis. Posteriormente, o arranjo destas estruturas no tecido ´e codificado num vector de caracter´ısticas que ´e usado para a classifica¸c˜ao final. Os resultados actuais s˜ao encorajadores para a continua¸c˜ao do trabalho de investiga¸c˜ao. Os objectivos futuros incluem o aumento da performance do classificador e a extrac¸c˜ao de outras caracter´ısticas histol´ogicas relevantes que permitam distinguir entre as restantes classes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25172
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
thesis.pdf24.36 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

528
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

700
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.