Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24745
Title: Os determinantes da performance de exportação de empresas Born Global em Portugal
Authors: Canto, João Tiago Lopes 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Issue Date: 16-Oct-2013
Publisher: FEUC
Citation: Canto, João Tiago Lopes - Os determinantes da performance de exportação de empresas Born Global em Portugal. Coimbra, 2013
Abstract: O modelo de Internacionalização da escola de Uppsala descreve o processo de internacionalização das empresas, como um processo lento, onde a empresa vai gradualmente entrando nos mercados internacionais. Com a globalização e a diversificação dos mercados, surge a necessidade das empresas se tornarem ainda mais eficazes na exploração dos mercados internacionais. Surge então um novo tipo de empresas que desde a sua formação, procuram internacionalizar os seus produtos e serviços queimando os passos descritos pelos modelos convencionais de internacionalização, como o modelo de Uppsala. Os objectivos deste trabalho procuram explicar a razão do sucesso internacional descrito por este tipo de empresas, através da compreensão dos determinantes que levam a uma performance de exportação superior das empresas Born Global em Portugal. Os resultados do questionário revelaram a importância da dimensão da empresa no desenvolvimento de novos produtos, onde empresas mais pequenas têm mais tendência para o desenvolvimento de produtos inovadores. Um dos principais resultados comprovou, tal como na literatura, a íntima relação entre a inovação de produto e a performance de exportação. Concluindo, neste trabalho foi possível verificar que a orientação internacional empreendedora das empresas aliada à orientação global para os mercados, possibilitam o desenvolvimento competências tecnológicas globais. Por sua vez, estas competências, têm grande influência no processo de desenvolvimento de produtos únicos. Assim, foi revelado que através das competências tecnológicas e do desenvolvimento de produtos únicos, a empresa é capaz de oferecer produtos inovadores nos mercados internacionais. É assim, através do desenvolvimento produtos inovadores, que é explicado o sucesso internacional destas empresas, no tecido empresarial português.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos Coelho
URI: https://hdl.handle.net/10316/24745
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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