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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes de Matos-
dc.contributor.authorCanto, João Tiago Lopes-
dc.date.accessioned2013-12-17T14:55:42Z-
dc.date.available2013-12-17T14:55:42Z-
dc.date.issued2013-10-16-
dc.identifier.citationCanto, João Tiago Lopes - Os determinantes da performance de exportação de empresas Born Global em Portugal. Coimbra, 2013por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/24745-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos Coelhopor
dc.description.abstractO modelo de Internacionalização da escola de Uppsala descreve o processo de internacionalização das empresas, como um processo lento, onde a empresa vai gradualmente entrando nos mercados internacionais. Com a globalização e a diversificação dos mercados, surge a necessidade das empresas se tornarem ainda mais eficazes na exploração dos mercados internacionais. Surge então um novo tipo de empresas que desde a sua formação, procuram internacionalizar os seus produtos e serviços queimando os passos descritos pelos modelos convencionais de internacionalização, como o modelo de Uppsala. Os objectivos deste trabalho procuram explicar a razão do sucesso internacional descrito por este tipo de empresas, através da compreensão dos determinantes que levam a uma performance de exportação superior das empresas Born Global em Portugal. Os resultados do questionário revelaram a importância da dimensão da empresa no desenvolvimento de novos produtos, onde empresas mais pequenas têm mais tendência para o desenvolvimento de produtos inovadores. Um dos principais resultados comprovou, tal como na literatura, a íntima relação entre a inovação de produto e a performance de exportação. Concluindo, neste trabalho foi possível verificar que a orientação internacional empreendedora das empresas aliada à orientação global para os mercados, possibilitam o desenvolvimento competências tecnológicas globais. Por sua vez, estas competências, têm grande influência no processo de desenvolvimento de produtos únicos. Assim, foi revelado que através das competências tecnológicas e do desenvolvimento de produtos únicos, a empresa é capaz de oferecer produtos inovadores nos mercados internacionais. É assim, através do desenvolvimento produtos inovadores, que é explicado o sucesso internacional destas empresas, no tecido empresarial português.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleOs determinantes da performance de exportação de empresas Born Global em Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201478072-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4345-1349-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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