Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24738
Título: "A garagem onde nasci" : a cena musical rock de Coimbra nos anos 90
Autor: Martins, Pedro Emanuel Almeida 
Orientador: Ferreira, Claudino
Data: 29-Out-2013
Editora: FEUC
Citação: Martins, Pedro Emanuel Almeida - "A garagem onde nasci" : a cena musical rock de Coimbra nos anos 90. Coimbra, 2013
Resumo: A presente dissertação procura dar conta da existência de um campo alternativo de interação entre indivíduos despoletados contra os hábitos e costumes dominantes. Este campo em que surge a música rock identifica um grupo restrito de indivíduos que, a partir dos anos oitenta, se envolveram num contexto musical de produção local, predominando o rock nas suas interações: um grupo de amantes da música que assumem o rock como filosofia de vida. A partir da análise feita de um conjunto de entrevistas e técnicas complementares na investigação, pretende-se compreender as significações atribuídas pelos indivíduos ao rock tornando este numa cultura artisticamente vivida. Analisando o contexto social, da esfera de produção e consumo local, permitiu constar que este grupo restrito de indivíduos acentuou, de forma inevitável, a formação de uma cena musical rock. Estruturaram as suas práticas musicais a uma cultura comum e partilhada e concebida pela ideia de que a música integra um princípio inerente da vontade coletiva. Uma vontade que insurgiu contra a hegemonia dominante, tanto das instituições como valores morais, que afundou a cidade de Coimbra nos anos noventa. O que os fundamenta é a sua interação com a música: sentir a música pela música e não ouvir a música pela música. Este é o sentido sociológico desta investigação: procurar entender os interesses e significações musicais atribuídos pelos indivíduos no que acreditam musicalmente, assumindo esta crença sob a influência não só das suas interações sociais como a forma e o meio em que praticam e se relacionam com elas. Procurou-se explorar a interação entre os indivíduos da cena musical rock a partir das suas trajetórias de vida que indiciam significados e representações da música. Esta exploração foi realizada a partir dos novos paradigmas associados aos estudos das culturas juvenis: A cena musical que detém uma análise flexível sobre o contexto do quotidiano em que se circunscrevem as práticas dos indivíduos.
Descrição: Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Claudino Cristovão Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24738
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
A garagem onde nasci.pdf2.45 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

671
Visto em 16/jul/2024

Downloads 20

2.022
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.