Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24691
Title: A tributação por métodos indiretos : uma análise do enquadramento jurisprudencial dos aspetos contabilístico-fiscais
Authors: Lopes, Cristina Maria da Mota 
Orientador: Martins, António
Keywords: Rendimento real; Erros e irregularidades na contabilidade; Métodos indiretos; Fundamentação; Legalidade do recurso à avaliação indireta
Issue Date: 7-Oct-2013
Publisher: FEUC
Citation: Lopes, Cristina Maria da Mota - A tributação por métodos indiretos : uma análise do enquadramento jurisprudencial dos aspetos contabilístico-fiscais. Coimbra, 2013.
Abstract: O princípio constitucional da tributação das empresas, em Portugal, incide fundamentalmente sobre o rendimento real. O rendimento real apoia-se, por regra, na declaração do contribuinte, baseada no normativo contabilístico – fiscal, e devidamente controlada, à posteriori, pela Administração Tributária e Aduaneira (AT), por forma a assegurar a sua aproximação à realidade. Posto que não se confunda rendimento real com o rendimento declarado, é certo que o rendimento declarado pode não corresponder ao rendimento real e efetivamente obtido. É a deteção de erros e irregularidades na contabilidade o ponto de partida na determinação do lucro tributável, os quais podem conduzir a AT a recorrer à avaliação indireta, sempre que exista a impossibilidade de comprovação e quantificação direta e exata dos elementos indispensáveis à determinação da matéria tributável. A aplicação de métodos indiretos tem, como linha de princípio, carácter excecional, pelo que é exigido à AT um especial dever de fundamentação dos pressupostos da sua aplicação. O presente estudo versa, assim, sobre a análise dos pressupostos de aplicação da avaliação indireta por parte da AT, em Portugal, em especial, dos vícios, dos erros e das irregularidades verificadas na contabilidade, não passiveis de suprir por meras correções técnicas, as quais retiram credibilidade à contabilidade, como ponto de partida para a determinação do lucro tributável. Para o efeito, recorremos à análise jurisprudencial no sentido de discutir os pressupostos que levam a AT a recorrer a métodos indiretos, bem como de perceber as contra-alegações dos contribuintes. Assim, a presente dissertação não constitui apenas uma revisão de literatura sobre a aplicação de métodos indiretos, integra-se antes numa perspetiva de análise doutrinal e de jurisprudência dos requisitos normativos subjacentes. Conclui-se da análise da jurisprudência que não existe, como regra geral, um conjunto de pré-requisitos que, quando verificados, colocam em causa a credibilidade da contabilidade e, como tal, impossibilitam a determinação e quantificação da matéria tributável. Por sua vez, a legitimidade do recurso a métodos indiretos por parte da AT depende dos factos verificados e aplicados em cada caso concreto e específico, não sendo assim possível elencar um normativo regra decorrente da sua aplicação.
Description: Dissertação de mestrado em Contabilidade e Finanças, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de António Martins.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24691
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
cristina_lopes_dissertação_MCF-2013.pdf2.49 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 1

2,484
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

2,950
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.