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Título: Qualidade organizacional nas USF : candidatura ao modelo organizacional B na USF CelaSaúde
Autor: Proença, Vanessa Sofia Hipólito 
Orientador: Torres, Pedro
Tomé, Maria Teresa
Palavras-chave: Qualidade em Serviços de saúde; Qualidade organizacional; Diagnóstico do desenvolvimento organizacional (DiOr); Modelo organizacional B
Data: 10-Out-2013
Editora: FEUC
Citação: Proença, Vanessa Sofia Hipólito - Qualidade organizacional nas USF : candidatura ao modelo organizacional B na USF CelaSaúde. Coimbra, 2013
Resumo: O presente relatório pretende explicitar todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular, inserido no âmbito do Mestrado em Gestão, que decorreu entre Setembro de 2012 e Fevereiro de 2013, na Unidade de Saúde Familiar (USF) CelaSaúde em Coimbra, desenvolvido na área da gestão da qualidade. O tema escolhido pretende abordar a qualidade organizacional como forma de melhoria do serviço prestado baseada numa melhor organização dos elementos que compõem toda a estrutura organizacional de uma USF. Na escolha deste tema pesou o facto de ele ter vindo a ganhar importância no setor da saúde, uma vez que existe uma aposta clara das entidades de saúde – neste caso em particular, das USF’s - em prestar serviços mais completos e com maior qualidade aos seus utentes, de modo a atingirem o nível de excelência na prestação de cuidados de saúde. Todo o trabalho que foi desenvolvido na USF CelaSaúde visou atingir o objetivo de entrada num modelo organizacional mais exigente, e por forma a obter a aprovação nesse modelo, foram analisadas, definidas e aplicadas medidas corretivas que serão descritas no presente relatório. Depois de realizado o estágio apercebe-se de que a USF CelaSaúde apresenta já melhorias significativas na sua estruturação e organização (melhoria e simplificação de processos administrativos – gestão de stocks, gestão de correspondência, gestão de comunicação e informação interna, entre outros) evidenciando que os Modelos Organizacionais aplicados aos serviços de saúde são ferramentas fundamentais, capazes de garantir a qualidade organizacional e com isso evidenciar uma maior organização e transparência nos serviços prestados.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Torres e Maria Teresa Tomé.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24676
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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