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Título: Determinantes nos modelos de negócio para o Ambient Assisted Living (AAL)
Autor: Rodrigues, João Barreto 
Orientador: Almeida, Filipe Jorge Ribeiro de
Palavras-chave: Ambient Assisted Living (AAL); Modelo de negócio; Business Model Canvas
Data: 10-Out-2013
Editora: FEUC
Citação: Rodrigues, João Barreto - Determinantes nos modelos de negócio para o Ambient Assisted Living (AAL). Coimbra, 2013
Resumo: A tecnologia tem vindo a conquistar um lugar central no dia-a-dia das sociedades contemporâneas de modo tão intenso e marcante que quase não damos por ela. Mas ao contribuírem para tornar a vida mais fácil, mais limpa e mais longa, os sucessivos avanços tecnológicos também nos despertam para novas necessidades e novos desafios. O aumento generalizado da esperança de vida do Homem e o acentuar da proporção do estrato etário dos mais idosos, sobretudo em países mais desenvolvidos, é um notável exemplo destas dinâmicas. Este trabalho sublinha a importância de encontrar soluções para desafios como a inserção do indivíduo sénior na sociedade e a sustentabilidade dos modelos tradicionais de saúde e segurança social. De modo mais concreto, examina-se como a busca de soluções que permitam responder a estes desafios está na origem do conceito inovador de Ambient Assisted Living (AAL), ou seja, de um conjunto de soluções de prestação de cuidados, baseados em tecnologias de informação e comunicação, que procuram manter a independência e qualidade de vida dos cidadãos. Tendo em conta a importância que um modelo de negócios assume para uma empresa que ambiciona atingir um nível de excelência e a oportunidade identificada no AAL, este trabalho pretende contribuir para identificar fatores determinantes nos modelos de negócio para este mercado. Considerando como referência o contexto e a estrutura da ferramenta Business Model Canvas, o trabalho desenvolvido incluiu dois grandes momentos. Em primeiro lugar analisa-se o caso de uma empresa cuja atividade se enquadra com o conceito de AAL. A empresa em questão é associada da ISA – Intelligent Sensing Anywhere, S.A., organização na qual foi realizado o estágio curricular, no âmbito do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que constituiu o ponto de partida para este relatório. Em segundo lugar, para permitir alargar os horizontes da análise, foram realizadas entrevistas aos responsáveis máximos de duas organizações cuja atividade é concorrente com a da empresa que constitui o objeto central do nosso caso estudo. Os elementos reunidos neste trabalho permitem destacar a importância de duas componentes que devem ser consideradas como fundamentais neste tipo de modelos de negócio: as parcerias-chave e os recursos-chave. Para a primeira componente, é ainda feita uma distinção entre três tipos de redes de parceiros, que aqui são denominadas de redes de investigação, redes de comercialização e redes de colaboração. Quanto à segunda componente, são destacados os recursos humanos e intelectuais detidos pelas empresas.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24629
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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