Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24614
Título: O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas
Autor: Carvalho, Filipe José de Palhares Falcão 
Orientador: Almeida, Filipe Jorge Ribeiro de
Palavras-chave: Franchising; Expansão; Marca; Custos
Data: 25-Out-2013
Editora: FEUC
Citação: Carvalho, Filipe José de Palhares Falcão - O sistema franchising como forma de expansão das empresas e respetivas marcas. Coimbra, 2013
Resumo: O objetivo deste relatório consiste em dar a conhecer o processo de expansão de uma empresa e/ou marca através do sistema franchising. Em primeiro lugar, irei fazer uma breve apresentação da empresa e das marcas que esta possui, fazendo uma descrição dos seus conceitos e modelos de negócio. De seguida vou identificar e explicar todas as atividades por mim realizadas durante o período no qual realizei o estágio, de entre todas, destaco desde já as tarefas que realizei com o intuito de dar início a um novo negócio e a uma nova marca, as Pastelarias Chiado. A última parte do relatório é referente ao estudo e desenvolvimento de uma componente teórica, relacionada com a forma como o franchising pode ser utilizado como forma de expansão de uma empresa e/ou marca. O estudo deste tema será então enquadrado nas políticas de franchising que a empresa World For You – Mediação Imobiliária, Lda. seguiu para as suas duas marcas, a Lojadobras e as Pastelarias Chiado. Toda a investigação teórica foi suportada por bibliografia relacionada com o tema em estudo e usei também o recurso à internet como forma de pesquisar a maior quantidade de informação possível para este estudo. Após o término do período de estágio concluí que algumas das questões relacionadas com a forma como o franchising estava a ser desenvolvido e sugerido aos potenciais interessados não estavam de acordo com a capacidade e interesses económicos atuais, por isso sugeri algumas alterações que estão descritas neste mesmo relatório. Fora da temática central do franchising também sugeri duas ideias, uma das quais cheguei a desenvolver e outra que se encontra em estudo. A que desenvolvi prende-se com uma redução substancial dos custos mensais da empresa e deve-se à criação da base de dados de parceiros da Lojadobras para ser utilizada por todos os franchisados da. A segunda ideia é referente às Pastelarias Chiado e relaciona-se com a forma como poderíamos tentar implementar um modelo drive-in. Palavras-chave: franchising, expansão, marca, custos.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24614
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio.pdf5.78 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

559
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

739
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.