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Título: A mediação dos relacionamentos institucionais nas práticas de inclusão social da Universidade Federal do Maranhão
Autor: Guedes, Éllida Neiva 
Orientador: Cunha, Isabel Ferin
Kunsch, Margarida Maria Krohling
Data: 24-Mai-2013
Citação: GUEDES, Éllida Neiva - A mediação dos relacionamentos institucionais nas práticas de inclusão social da Universidade Federal do Maranhão. Coimbra : [s.n.], 2013. Tese de doutoramento
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Parte das universidades federais brasileiras adotaram, desde 1999, o sistema de reserva de vagas, a partir de cotas definidas por critérios sociais e raciais, no processo seletivo de ingresso nos cursos de graduação. Nesta tese objetiva-se observar os relacionamentos institucionais que começaram a ser construídos entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e os alunos cotistas desde 2007. Os relacionamentos institucionais são fundamentados teoricamente no âmbito das relações públicas. A observação desses relacionamentos é feita sob o prisma das múltiplas mediações dos cotistas, representados pelos bolsistas do Programa de Extensão daquela Universidade denominado “Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares”. O percurso metodológico recorre às teorias das mediações de Manuel Martín Serrano, Jesús Martín- Barbero e Guillermo Orozco Gómez, bem como à análise crítica do discurso, focada na representação dos atores sociais, seguindo a orientação teórica de Theo van Leeuwen. Utilizou-se como material de análise a transcrição dos discursos dos bolsistas, resultantes da aplicação de um questionário e de um grupo focal. A análise do discurso revela uma relação entre as mediações, as representações que eles fazem deles próprios e dos atores da UFMA envolvidos nos relacionamentos institucionais e os sentidos que circulam nesse processo. A análise conduz, ainda, ao entendimento dos relacionamentos institucionais como processos mediados e mediadores nas práticas de inclusão social da Universidade Federal do Maranhão.
Many Brazilian Federal Universities have adopted, since 1999, the place reservation system through quotas, defined by social and racial criteria, in the selective process for the graduation courses. In this thesis we aim to observe the institutional relationships that are beginning to be built between the Federal University of Maranhão (UFMA) and the quota students since 2007. The institutional relationships are theoretically based in the public relations area. These relationships are observed through the view of the grant holders from the scholarships Program “Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares” (Knowledge Connections: dialogues between the university and the popular communities). The methodological process is based in the mediation theories of Manuel Martín Serrano, Jesús Martín-Barbero and Guillermo Orozco Gómez, as well as in the critical analysis of the speech, focused in the representation of the social actors, according the theoretical orientation of Theo van Leeuwen. The transcription of scholarship’s speeches was used as material for analysis, based on a focal group and an inquiry. The analysis of their speech shows the relationship among the mediations, the representation that they make of themselves and of other actors from the UFMA involved in the institutional relationships and the meanings in this process. The analysis also leads to the understanding of the institutional relationships as mediated and mediators processes in the practices of social inclusion at the Federal University of Maranhão.
Descrição: Tese de doutoramento em Letras, área de Ciências da Comunicação, na especialidade de Media e Sociedade, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/24540
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Comunicação - Teses de Doutoramento

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