Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24410
Título: O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores)
Autor: Batista, Cláudia Miguel Ferreira 
Orientador: Moniz, Gonçalo Canto
Palavras-chave: Escola Secundária
Data: Jul-2013
Citação: Batista, Cláudia Miguel Ferreira - O carácter público : a renovação das escolas secundárias (Dr. Joaquim de Carvalho, Marques de Castilho e Quinta das Flores). Coimbra: [s.n.], 2013.
Resumo: O processo de construção do edifício escolar, iniciado ainda no século XIX, baseou-se não só na construção de edifícios ligada à evolução da pedagogia, mas também na construção de uma relação com a envolvente urbana e com a própria sociedade. O edifício escolar, como equipamento público, transforma e define a sociedade que o envolve, e ao mesmo tempo, a própria sociedade condiciona e caracteriza a sua apropriação e define o seu carácter social. À entrada do século XXI, o Programa de Modernização das Escolas destinadas ao Ensino Secundário vai intervir no carácter público das escolas, através de distintas atitudes, que dependem não só do projectista, mas também do contexto social e urbano onde a escola está inserida. O carácter público das escolas reflecte-se na forma como é explorada a abertura à comunidade, assim como na relação urbanística que assumem perante a sua cidade. É ainda explorado o carácter público dos espaços sociais do edifício nas relações que estabelecem com o seu público mais próximo que são os alunos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24410
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
O Carácter Público. A renovação das Escolas Secundárias.pdf4.63 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.