Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24371
Título: Ensino Moderno da Arquitectura: Currículo, Pedagogia, Edifício
Autor: Moniz, Gonçalo Canto 
Palavras-chave: Ensino da Arquitectura; Ensino Moderno; Arquitectura Escolar; Escola do Porto; Escola de Lisboa
Data: 2010
Editora: Be Profit
Título da revista, periódico, livro ou evento: Arquitectura 21
Número: 13
Local de edição ou do evento: Lisboa
Resumo: Os projectos para instalar os cursos de arquitectura das escolas de belas artes decorreram, ao longo da nossa história recente, de um debate intenso sobre os currículos e métodos pedagógicos a adoptar na formação do arquitecto. Em 1948, Keil do Amaral fazia esta associação quando, em pleno Congresso Nacional dos Arquitectos, identificava os problemas do ensino com as instalações das duas escolas de belas artes: “Quanto aos edifícios em que o ensino é ministrado e àquele ambiente propício a uma maior compreensão e amor pelas coisas de Arte, é simplesmente inconcebível o que possuímos. O velho casarão fradesco do Largo da Biblioteca, em Lisboa, com os seus soturnos corredores e recantos, as suas aulas sombrias e tristes (…); e o velho casarão similar da Avenida Rodrigues de Freitas, no Porto, pouco menos soturno, estão abaixo de qualquer crítica”μ A transformação do ensino beaux-arts num ensino moderno reflecte-se nos projectos que, os professores de arquitectura realizaram para a escola do Porto e de Lisboa, ao longo do século XX. Os edifícios das faculdades de arquitectura construídas no final do século representam o fim deste ciclo e a abertura de um novo debate alargado às diversas escolas que hoje formam os arquitectos em Portugal.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24371
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
GCM-A21-ENSINO-60-65.pdf836.31 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

491
Visto em 13/ago/2024

Downloads

88
Visto em 13/ago/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.