Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24323
Title: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola E.B. 2/3 Infante D. Pedro da Figueira da Foz junto da turma do 8ºD no ano letivo 2012/2013
Authors: Marques, Diogo André da Silva 
Orientador: Rama, Luís Manuel Pinto Lopes
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores
Issue Date: 2013
Abstract: Este relatório tem como objetivo principal fazer um aglomerado de todas as atividades desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra. Nele será feita uma referência a todo o trabalho desenvolvido durante o ano letivo, por parte do Núcleo de Estágio em geral e da minha pessoa como Professor Estagiário em particular. Iniciarei o relatório abordando aquelas que foram as minhas expetativas iniciais em relação ao Estágio, bem como os meus maiores receios e dúvidas perante o mesmo, cruzando depois essa informação com aquilo que realmente aconteceu durante todo o processo de integração na Escola. Abordarei também a mecânica e estratégias implementadas em todo o processo de ensino – aprendizagem, mais especificamente nas tarefas de Planeamento, Realização e Avaliação. Paralelamente a toda esta informação, irei referir algumas dificuldades que senti durante todo o processo nomeadamente o conhecimento dos nomes dos alunos nas primeiras aulas. Também serão apresentadas as decisões de ajustamento ou mudanças de decisões que tive de tomar em alguns momentos do ano, de forma a ser mais competente nas minhas funções. A metodologia do meu trabalho de investigação - ação consiste num estudo sociométrico que permite analisar a popularidade dos alunos de uma determinada turma, o que facilita bastante na elaboração de grupos de trabalho coesos. Verifica-se que dentro da turma existem alunos que claramente são mais populares do que outros. No entanto também são observáveis algumas surpresas nos vários índices analisados (Simpatia, Antipatia, Perceção). Através dos resultados foram elaborados grupos de trabalho que podem ser utilizados não só nas aulas de Educação Física, mas também em aspetos como a ordenação da turma na sala. Todo este processo contribuiu em muito para a minha formação como futuro agente de Ensino.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24323
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1213_Diogo_Marques.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

289
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

528
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.