Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/24057
Título: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã, junto da turma do 9º B, no ano letivo de 2012/2013 : abordagem dos jogos desportivos coletivos em meio escolar | Autor: | Rodrigues, Daniela Martins Henggeler | Orientador: | Fachada, Miguel | Palavras-chave: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica | Data: | 2013 | Resumo: | O presente relatório, tem como objetivo descrever todas as actividades elaboradas e desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária da Lousã, onde também estavam incluídas funções de, assessoria a um cargo de gestão intermédia e de organização de projetos escolares. O ano de estágio constitui uma experiência bastante enriquecedora, na medida em que proporciona a aplicação contextualizada dos saberes adquiridos em anos letivos anteriores. A transição entre a teoria e a prática decorreu sob supervisão e orientação docente, responsável por instigar o professor estagiário a adotar uma postura reflexiva acerca de toda a prática pedagógica. Assim sendo, são expostas todas as atividades de ensino - aprendizagem desenvolvidas, desde a relevância do processo de formação inicial aos princípios da intervenção pedagógica, tais como, o planeamento, a realização e avaliação. Relativamente à componente de reflexão, esta é produzida no âmbito das aprendizagens realizadas; das dificuldades sentidas e estratégias de superação; da componente ético – profissional e das questões dilemáticas com que a professora estagiária se deparou. Contudo, é também apresentada uma temática, aplicada junto do 9ºB, com o intuito de aprofundar o conhecimento relativamente aos jogos condicionados, assim como a sua importância no desenvolvimento de aprendizagens significativas. Esta forma metodológica de abordar o ensino das modalidades coletivas, tem como base o recurso a vivências tácticas, técnicas, físicas, psicológicas, idênticas às do jogo formal mas de um modo mais simplificado. | Descrição: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/24057 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg1213_Daniela_Rodrigues.pdf | 647.66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
236
Visto em 23/abr/2024
Downloads
136
Visto em 23/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.