Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24054
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na E. B. 2,3 / S. Dr. Daniel de Matos junto da turma do 9º B no ano letivo 2012/2013 : o planeamento da aula do professor de educação física nas atividades extracurriculares (AECS) e no ensino fundamental : principais diferenças
Authors: Pires, Vítor Manuel Pereira 
Orientador: Santos, Amândio Manuel Cupido dos
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2013
Abstract: O presente documento assume-se como o Relatório de Estágio preconizado na Escola E.B. 2,3 / S Dr. Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares e durante o ano letivo 2012/2013, com a intenção de obter o grau de mestre em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário. Com uma abordagem reflexiva às experiências vividas neste ano letivo em torno da docência da Educação Física, enaltece-se nas próximas páginas a importância crucial que o estágio proporciona na integração gradual e ponderada da vida profissional no ensino fundamental, assumindo-se como uma oportunidade ímpar no enriquecimento da formação de qualquer (futuro) professor. Neste sentido, são objeto de relato e reflexão todos os procedimentos proferidos nos três parâmetros que balizam o processo de ensinoaprendizagem: planeamento, realização e avaliação. Tecem-se também as considerações respeitantes à atitude ético-profissional e ao compromisso com as aprendizagens dos alunos. A par da experiência já tida em torno da lecionação da disciplina como Atividade Extracurricular (AEC), o estágio pedagógico proporcionou um cruzamento de vivências que originaram a necessidade de investigar e estabelecer comparações em torno do planeamento de aula realizado por estes dois ramos de ensino. Posto isto, e já na parte final deste relatório, conferi como aprofundamento de tema a análise das principais diferenças tidas em torno do planeamento da aula de Educação Física nos Professores das Atividades Extracurriculares e os do Ensino Fundamental.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24054
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg_1213_Vítor_Pires.pdf496.42 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

248
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

114
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.