Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24054
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na E. B. 2,3 / S. Dr. Daniel de Matos junto da turma do 9º B no ano letivo 2012/2013 : o planeamento da aula do professor de educação física nas atividades extracurriculares (AECS) e no ensino fundamental : principais diferenças
Autor: Pires, Vítor Manuel Pereira 
Orientador: Santos, Amândio Manuel Cupido dos
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2013
Resumo: O presente documento assume-se como o Relatório de Estágio preconizado na Escola E.B. 2,3 / S Dr. Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares e durante o ano letivo 2012/2013, com a intenção de obter o grau de mestre em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário. Com uma abordagem reflexiva às experiências vividas neste ano letivo em torno da docência da Educação Física, enaltece-se nas próximas páginas a importância crucial que o estágio proporciona na integração gradual e ponderada da vida profissional no ensino fundamental, assumindo-se como uma oportunidade ímpar no enriquecimento da formação de qualquer (futuro) professor. Neste sentido, são objeto de relato e reflexão todos os procedimentos proferidos nos três parâmetros que balizam o processo de ensinoaprendizagem: planeamento, realização e avaliação. Tecem-se também as considerações respeitantes à atitude ético-profissional e ao compromisso com as aprendizagens dos alunos. A par da experiência já tida em torno da lecionação da disciplina como Atividade Extracurricular (AEC), o estágio pedagógico proporcionou um cruzamento de vivências que originaram a necessidade de investigar e estabelecer comparações em torno do planeamento de aula realizado por estes dois ramos de ensino. Posto isto, e já na parte final deste relatório, conferi como aprofundamento de tema a análise das principais diferenças tidas em torno do planeamento da aula de Educação Física nos Professores das Atividades Extracurriculares e os do Ensino Fundamental.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24054
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg_1213_Vítor_Pires.pdf496.42 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

253
Visto em 17/abr/2024

Downloads

116
Visto em 17/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.