Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24015
Título: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Homem Cristo com a turma do 12º D no ano letivo de 2012/2013
Autor: Lampreia, André Filipe Tabaquinho 
Orientador: Silva, Elsa
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2013
Resumo: O desenvolvimento do Estágio Pedagógico promove a consolidação dos ensinamentos teóricos e a sua aplicação prática. Esta experiência visa o desenvolvimento de capacidades na formação docente, dando a oportunidade de contactar com todo o processo Ensino-Aprendizagem. O presente Relatório Final de Estágio Pedagógico inserido no Plano de Estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo – Agrupamento de Escolas de Aveiro, no ano letivo 2012/2013, completa a análise de todas as práticas pedagógicas realizadas ao longo de todo o ano enquanto docente. Essa análise passa pelo planeamento, pela realização, terminando na avaliação, seguindo-se um relato do desenvolvimento da componente da ética profissional. Posteriormente será feita uma reflexão sobre essas tarefas desenvolvidas em todo o processo Ensino-Aprendizagem. São também expostas as expetativas iniciais, dificuldades sentidas e formas de resolução, e questões dilemáticas (Alongamentos no Aquecimento; Receios pela pouca Prática Pedagógica antes do Estágio) O documento inclui também o aprofundamento de um tema por mim escolhido e desenvolvido – Como motivar os alunos nas aulas de Educação Física. Através do qual concluí que é extremamente importante que os professores tenham sensibilidade para procurar saber e perceber os reais interesses dos alunos perante os conteúdos programáticos. Só assim será possível ter toda a turma motivada para a prática da Educação Física.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24015
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg1213_André_Lampreia.pdf1.65 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

201
Visto em 23/abr/2024

Downloads

86
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.