Title: Relatório de estágio pedagógico realizado na escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos junto da turma do 9º A no ano letivo 2012/2013
Authors: Nunes, David Miguel Caroço 
Keywords: Ensino da educação física;Estágio pedagógico;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2013
Abstract: Inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários o Estágio Pedagógico foi realizado em Vila Nova de Poiares na Escola Dr. Daniel de Matos na turma A do 9º ano. O presente Relatório de Estágio é o resultado dessa tarefa desempenhada na escola e que se revelou vital na minha formação como docente, terminando deste modo o processo de formação anteriormente iniciado com a aplicação em contexto real e que irei encontrar no futuro. Bastante trabalhosa esta etapa da minha formação exigiu de mim todos os conhecimentos adquiridos anteriormente de modo a poder aplicá-los. Foi possível ainda contar com o auxílio de um orientador de escola, um supervisor de estágio e restantes colegas de núcleo de estágio, que se revelaram fundamentais e incansáveis no apoio prestado durante o ano letivo. Faz parte deste documento a descrição das actividades realizadas ao longo do ano letivo, a reflexão das práticas ao nível do planeamento, realização e avaliação, as principais dificuldades sentidos por mim e a forma como as solucionei, incluindo ainda as necessidades de formação futura. Procurando assim uma constante melhoria na minha formação profissional como Professor de Educação Física. Dividido em 3 capítulos distintos o trabalho procura sintetizar os desenvolvimentos feitos nestes campos. O primeiro capítulo contextualiza a prática desenvolvida, fazendo referencia ao ponto de partida como professor estagiário, os meus objectivos com a realização do estágio, as expectativas apontadas no plano de formação individual e ainda a caracterização das condições de desenvolvimento do estágio. O segundo capítulo faz referência análise reflexiva sobre as práticas relativas ao processo de ensino, estruturando-a de forma a evidenciar as principais aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas, formas encontradas para as resolver, culminado com as necessidades de formação no futuro. O último capítulo, o terceiro, apresentará um estudo formulado durante o ano letivo que teve como ponto de partida uma dificuldade sentida por mim no início do estágio pedagógico, tendo como objectivo a Análise da função de Feedback em Professores Experientes e Professores Estagiários, no Ensino da Educação Física.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/24010
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg1213_David_Nunes.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.