Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23990
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMassart, Alain-
dc.contributor.authorDavid, Simão Carvalho-
dc.date.accessioned2013-09-18T15:47:30Z-
dc.date.available2013-09-18T15:47:30Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/23990-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractO Relatório de Estágio é o culminar de uma etapa de formação desenvolvida no âmbito do Estágio Pedagógico realizado numa turma do 8º ano, durante o ano letivo 2012/2013. Pretende-se que este documento possibilite a divulgação, partilha e promoção das opções e práticas desenvolvidas ao longo deste processo de formação, e que levante outras questões inerentes ao ensino da Educação Física. Este documento surge organizado em três capítulos, comentando a contextualização da prática desenvolvida, refletindo sobre as práticas desenvolvidas e realizando um aprofundamento sobre um tema problema encontrado no âmbito na nossa intervenção como docentes. Com a contextualização da prática desenvolvida pretendemos caracterizar o meio onde seria desenvolvida a minha intervenção e expor as minhas expetativas iniciais em relação ao estágio pedagógico. Este enquadramento foi essencial para a estruturação e planeamento de toda a intervenção. A reflexão sobre as práticas pedagógicas realizadas surge como ponto fulcral para o balanço de todo o processo realizado. Nela estão incluídas as principais conclusões relativas ao sucesso ou fracasso das estratégias utilizadas junto dos alunos, com o objetivo de verificar se as metas estabelecidas foram efetivamente alcançadas. O aprofundamento do tema problema foi realizado no âmbito dos Feedbacks, mais especificamente no que diz respeito a conhecer, durante a aula, a sua frequência, entre uma unidade didática onde me sentia mais confiante e outra onde me sentia menos confiante, efeito e preferência dos alunos pelos mesmos. Para esse efeito foram analisadas duas aulas de 90 minutos. A Análise foi feita através de um questionário, aplicado aos alunos e ao professor. Os principais resultados obtidos mostram-nos que os Feedbacks emitidos pelo professor são frequentes, mais na unidade didática onde me sentia menos confortável e produzem efeitos nos alunos, no entanto a sua maior variabilidade, frequência e utilização conjunta pode melhorar significativamente a intervenção do professor nas aprendizagens dos alunos.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório final de estágio desenvolvido no agrupamento de escolas da Guia, junto da turma do 8º B no ano letivo de 2012/2013por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3977-7266-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1213_Simão_David.pdf.pdf16.97 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

201
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

129
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.