Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/23853
Título: Leitura e escrita: a importância da consciência fonológica e da nomeação rápida
Autor: Lucas, Sandrina Hermínia Craveiro 
Orientador: Albuquerque, Cristina Petrucci
Albuquerque, Maria Cristina Petrucci de Almeida
Palavras-chave: Leitura; Escrita; Consciência Fonológica; Nomeação Rápida
Data: 6-Fev-2013
Título da revista, periódico, livro ou evento: Leitura e escrita: a importância da consciência fonológica e da nomeação rápida
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Na investigação apresentada, pretendemos conhecer a influência que a consciência fonológica e a nomeação rápida exercem na aprendizagem da leitura e da escrita em crianças do 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. Para o efeito, foi usado um conjunto de instrumentos de avaliação da linguagem oral que fazem parte da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra – BANC, designadamente testes de Consência Fonológica e de Nomeação Rápida. Recorremos também a provas de leitura e de escrita de palavras e pseudopalavras, ao teste de leitura “O Rei”, e à elaboração de uma composição. Os resultados obtidos apontam a existência de uma relação entre a Consciência Fonológica e a precisão na leitura e na escrita; por sua vez a Nomeação Rápida apresenta uma relação mais estreita com a fluência na leitura e na escrita; verificou-se ainda que o teste RAN de nomeação de dígitos apresenta associações mais elevadas com a leitura e a escrita do que os testes RAN de nomeação de cores e o teste RAS.
In the present research, we want to study the influence of Phonological Awareness and Rapid Naming on learning how to read and write among children who attend the 3rd and 4th grades of the 1st cycle of Basic Education in Portugal. To this end, in order to evaluate oral language we used tools that integrate Coimbra’s Neuropsychological Assessment Battery - BANC, including Phonological Awareness and Rapid Naming tests. We also applied tests of reading and writing words and non-existing words, such as "The King” text reading test (Trans. “O Rei”) and writing a composition. The results indicate the existence of a relationship between phonological awareness and accuracy in reading and writing. Besides this, Rapid Naming presents a closer relationship with fluency in reading and writing. It was also found out that the RAN test of naming digits has higher associations with reading and writing than the RAN test of naming colours and RAS.
Dans l'étude présentée, nous voulons connaître l'influence que la conscience phonologique et la dénomination rapide exerce sur l’apprentissage de la lecture et de l’écriture chez les enfants de la 3ème et 4ème année du premier cycle de l'enseignement basic en Portugal. À cette fin, les instruments d'évaluation qu’on avons utilizé concerne intruments de langage oral, qui font partie de la Batterie d'évaluation neuropsychologique de Coimbra – BANC y compris le de conscience phonologique et le teste de la denomination rapide. Nou avons également utilizé des tests de lecture et d'écriture sous forme de dictée de mots et faux-mots, pour tester la lecture on a eu recours à la proeuve de lecture d’un texte apellé «O Rei» (Trad. «Le Roi»), à la fin, pour tester l’écriture on a utlilizé la composition. Les résultats indiquent l'existence d'une relation entre la conscience phonologique et la précision de la lecture et de l'écriture, en revanche la dénomination rapide présente une relation plus étroite avec la fluidité de la lecture et de l'écriture; on a aussi constaté que le teste RAN de dénomination de chiffres présente une meilleur association avec la lecture et l’écriture que le test RAN de dénomiation de couleurs et le test RAS.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia do Desenvolvomento, Aconselhamento e Educação, apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/23853
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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