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https://hdl.handle.net/10316/23843
Título: | Atos Expressivos e Ensino do Português como Língua Não Materna: o caso do pedido de desculpa e da expressão de um desejo | Autor: | Gonçalves, Mafalda | Orientador: | Lopes, Ana | Palavras-chave: | Atos expressivos; Atos discursivos; Ensino do português | Data: | 22-Jul-2013 | Citação: | GONÇALVES, Mafalda - Atos expressivos e ensino do português como língua não materna : o caso do pedido de desculpa e da expressão de um desejo [em linha]. Coimbra : [s.n.], 2013. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/23843 | Resumo: | Os atos ilocutórios relacionam-se com a comunicação humana, na medida em que falar é agir, teoria fundamentada nos trabalhos de Austin e Searle. Dessa forma, faz todo o sentido inserir essa matéria no ensino do Português como língua não materna. Neste trabalho, optámos por escolher uma das classes de atos discursivos menos explorada na literatura, os atos expressivos, em particular os atos de pedir desculpa e expressar um desejo. O principal objetivo é contribuir para identificar as dificuldades manifestadas nas produções dos aprendentes de português como língua não materna quanto à formulação dos atos escolhidos, tendo como ponto de comparação as construções prototípicas dos falantes nativos. Para tal, ter-se-á em conta os diversos fatores que contribuem para o desenvolvimento pragmático dos aprendentes ao longo do processo de aprendizagem de uma língua não materna. O fenómeno da interlíngua é um dos conceitos mais importantes ao longo desse processo e inclui a competência pragmática como uma das mais difíceis de alcançar. Por fim, terminamos o trabalho com a apresentação de algumas propostas de didatização, compostas por um leque diversificado de práticas da língua que pretendem colmatar as principais lacunas manifestadas nas produções dos aprendentes. | Descrição: | Tese de mestrado em atos ilocutórios expressivos no ensino do Português língua não materna apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/23843 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado |
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