Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/23743
Title: A utilização das novas tecnologias enquanto estratégia facilitadora do processo de ensino-aprendizagem
Authors: Guerreiro, Sara 
Orientador: Tavares, Teresa
Carecho, Judite
Keywords: Novas tecnologias; Ensino
Issue Date: 26-Jul-2013
Citation: GUERREIRO, Sara - A utilização das novas tecnologias enquanto estratégia facilitadora do processo de ensino-aprendizagem [em linha]. Coimbra : [s.n.], 2013. [Consult. Dia Ano Mês]. Relatório de Estágio de Mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/23743
Abstract: O presente documento constitui o Relatório Final de Estágio, surgindo como parte integrante da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e de Alemão no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pretende ser uma reflexão sobre a Prática Pedagógica Supervisionada, que foi realizada na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz, durante o ano letivo de 2011/2012, em que o tema “A utilização das novas tecnologias enquanto estratégia facilitadora do processo de ensino-aprendizagem” desempenha um papel central. Numa época em que os avanços tecnológicos se fazem sentir todos os dias e com grande intensidade, parece-me pertinente dedicar algum tempo ao estudo da influência que a utilização das novas tecnologias exerce sobre o processo de ensino-aprendizagem. Ao longo deste relatório tentarei demonstrar que os recursos tecnológicos podem ser uma mais-valia em contexto de aula e que as vantagens que advêm da sua utilização superam os aspetos menos positivos. Pretendo ainda apresentar situações didáticas concretas, tendo em conta a minha experiência pessoal ao longo do ano do Estágio e a colocação em prática de alguma da teoria estudada. Assim sendo, o presente relatório encontra-se dividido em três capítulos: • o primeiro capítulo, referente à escola, faz o enquadramento geográfico e socioeconómico, bem como a caracterização da escola e das turmas que me foram atribuídas, um 9º ano da disciplina de Inglês e um 11º ano da disciplina de Alemão; • no segundo capítulo apresento um resumo do meu percurso académico, profissional e pessoal, bem como uma autoavaliação do trabalho que desenvolvi ao longo do ano e apresento as razões que levaram à escolha do tema monográfico; • o terceiro e último capítulo inclui a fundamentação teórica do tema por mim escolhido para este relatório – “A utilização das novas tecnologias enquanto estratégia facilitadora do processo de ensino-aprendizagem” – e que serviu de base às atividades desenvolvidas ao longo da Prática Pedagógica. 
Description: Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada realizada na Escola Secundária com 3º CEB Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz
URI: http://hdl.handle.net/10316/23743
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Estudos Germanísticos - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório_Estágio_SaraGuerreiro_VersãoDefinitiva.pdf5.6 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

348
checked on Jul 9, 2019

Download(s) 10

1,528
checked on Jul 9, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.