Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/23743
Título: | A utilização das novas tecnologias enquanto estratégia facilitadora do processo de ensino-aprendizagem | Autor: | Guerreiro, Sara | Orientador: | Tavares, Teresa Carecho, Judite |
Palavras-chave: | Novas tecnologias; Ensino | Data: | 26-Jul-2013 | Citação: | GUERREIRO, Sara - A utilização das novas tecnologias enquanto estratégia facilitadora do processo de ensino-aprendizagem [em linha]. Coimbra : [s.n.], 2013. [Consult. Dia Ano Mês]. Relatório de Estágio de Mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/23743 | Resumo: | O presente documento constitui o Relatório Final de Estágio, surgindo como parte integrante da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e de Alemão no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pretende ser uma reflexão sobre a Prática Pedagógica Supervisionada, que foi realizada na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz, durante o ano letivo de 2011/2012, em que o tema “A utilização das novas tecnologias enquanto estratégia facilitadora do processo de ensino-aprendizagem” desempenha um papel central. Numa época em que os avanços tecnológicos se fazem sentir todos os dias e com grande intensidade, parece-me pertinente dedicar algum tempo ao estudo da influência que a utilização das novas tecnologias exerce sobre o processo de ensino-aprendizagem. Ao longo deste relatório tentarei demonstrar que os recursos tecnológicos podem ser uma mais-valia em contexto de aula e que as vantagens que advêm da sua utilização superam os aspetos menos positivos. Pretendo ainda apresentar situações didáticas concretas, tendo em conta a minha experiência pessoal ao longo do ano do Estágio e a colocação em prática de alguma da teoria estudada. Assim sendo, o presente relatório encontra-se dividido em três capítulos: • o primeiro capítulo, referente à escola, faz o enquadramento geográfico e socioeconómico, bem como a caracterização da escola e das turmas que me foram atribuídas, um 9º ano da disciplina de Inglês e um 11º ano da disciplina de Alemão; • no segundo capítulo apresento um resumo do meu percurso académico, profissional e pessoal, bem como uma autoavaliação do trabalho que desenvolvi ao longo do ano e apresento as razões que levaram à escolha do tema monográfico; • o terceiro e último capítulo inclui a fundamentação teórica do tema por mim escolhido para este relatório – “A utilização das novas tecnologias enquanto estratégia facilitadora do processo de ensino-aprendizagem” – e que serviu de base às atividades desenvolvidas ao longo da Prática Pedagógica. | Descrição: | Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada realizada na Escola Secundária com 3º CEB Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz | URI: | https://hdl.handle.net/10316/23743 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Estudos Germanísticos - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório_Estágio_SaraGuerreiro_VersãoDefinitiva.pdf | 5.6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 20
660
Visto em 23/abr/2024
Downloads 10
2.094
Visto em 23/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.