Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/23530
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Maria José B. Marques de | - |
dc.contributor.author | Sá, Marta Cristina dos Santos de Vasconcelos e | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-14T09:50:34Z | - |
dc.date.available | 2013-06-14T09:50:34Z | - |
dc.date.issued | 2013-01 | - |
dc.identifier.citation | Sá, Maria Cristina dos Santos de Vasconcelos e - Colaboração escola-Universidade: ano probatório e estágio pedagógico. Uma análise focada no ensino da Física. Coimbra, 2013. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/23530 | - |
dc.description.abstract | A preparação profissional de professores dos ensinos básico e secundário, inicial ou contínua, é tarefa complexa, pelas vertentes que a compõem (de natureza científica, pedagógica, didática e funcional), pelas instituições que a envolvem (escolas e universidades) e pelos agentes que nela participam (futuros professores, orientadores cooperantes, orientadores científicos e direções das escolas anfitriãs de estágios), tornando fundamental uma focagem em propósitos formativos objetivos e devidamente hierarquizados, sob pena de dispersão ou constrição das competências a relevar na formação docente. Neste trabalho procurou traçar‐se um programa de término da formação inicial do docente de Física (e, necessariamente também de Química) que considera o estágio pedagógico e o ano probatório e uma estreita colaboração Escola‐ Universidade, adequado a uma melhor formação profissional holística do futuro docente de Física. Para tanto, sabendo da responsabilidade dos docentes em forjar e moldar as expectativas dos alunos e da relação positiva entre expectativas afins às dos peritos e as aprendizagens adequadas, portanto o sucesso escolar, estudaramse as expetativas dos alunos sobre a aprendizagem da Física e a forma como os professores as influenciam. Também, observou‐se a atual formação proporcionada no ano de estágio, segundo os pontos de vistas dos diversos intervenientes, reconhecendo os pontos fortes, os aspetos a desenvolver e as potencialidades do estágio pedagógico e do ano probatório, tal como atualmente acontecem, antevendo a preparação no último ano do 2.º ciclo de estudos no modelo pós‐ Bolonha, e, ainda, as vantagens e os constrangimentos de um projeto de colaboração entre escolas e universidades, com objetivos de formação contínua de professores da área de Ciências, entre elas a Física. Contextualizou‐se, por último, a atual colaboração Escola‐Universidade na formação docente, compreendendo a evolução histórica e verificando a sua pertinência na preparação do professor de Física, não apenas na formação inicial. O conhecimento conquistado com os trabalhos desenvolvidos e com as pesquisas realizadas permitiu desenhar o referido programa, estabelecendo os vi campos de ação da Escola e da Universidade e a forma de potencializar a colaboração entre as duas instituições, definindo os papéis dos diversos intervenientes e valorizando, continuamente, a atuação, as características individuais e o aperfeiçoamento profissional do futuro e do jovem professor de Física, reconhecendo a conveniência de uma colaboração Escola‐Universidade que vá além da formação inicial do docente de Física. Palavras‐chave Formação de professores; colaboração Escola‐Universidade; expectativas dos alunos; aprendizagem da Física. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Cooperação universidade-escola | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Aprendizagem da física | por |
dc.title | Colaboração escola-universidade: ano probatório e estágio pedagógico. Uma análise focada no ensino da física | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Física - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_marta_sá.pdf | 3.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
521
checked on Oct 15, 2024
Download(s)
309
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.