Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23452
Title: "A comunicação e o papel das tecnologias de informação e comunicação numa escola secundária da Região Autónoma dos Açores"
Authors: Pinto, Carla Susana Alves 
Orientador: Matos, Armanda Pinto da Mota
Keywords: Tecnologias de Informação e Comunicação; Comunicação
Issue Date: 2012
Serial title, monograph or event: "A comunicação e o papel das tecnologias de informação e comunicação numa escola secundária da Região Autónoma dos Açores"
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O século XX ficou marcado pelo aparecimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que conduziram a grandes mudanças na Sociedade, e em geral na Organização Escolar. As novas tecnologias têm vindo a desempenhar um papel cada vez mais dominante e indispensável no ensino, na forma de ensinar e aprender, e essencialmente na forma de comunicar no seio da escola. A investigação que apresentamos tem como objetivo principal conhecer as opiniões dos professores de uma Escola Secundária quanto à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola e de que forma estas se relacionam com as suas perceções acerca da qualidade da comunicação existente na Organização Escolar e esta com as suas perceções em relação ao clima escolar e à sua participação na vida da mesma. O trabalho por nós realizado segue uma metodologia de natureza não experimental, do tipo quantitativo e descritivo, e o instrumento utilizado para recolha de dados é o questionário. Assim, para esta investigação utilizamos dois questionários, sendo que apenas um foi adaptado para o nosso estudo, a saber: o questionário Clima Escolar e Participação dos Professores (QCPP) de (Costa, 2010), e o segundo intitulado: Comunicação na Organização Escolar (QCE) foi elaborado por nós, para utilizarmos na presente investigação. A partir da análise e interpretação dos dados, concluímos que os professores têm perceções positivas em relação à qualidade da comunicação existente na organização escolar entre Conselho Executivo e os professores; entre os professores da escola; entre professores e os alunos; e entre professores e os pais/encarregados de educação. Assim, quanto mais positiva é a perceção dos professores em relação à qualidade da comunicação entre os atores escolares, maior é o grau de utilização das TIC na escola. Os professores apresentam opiniões positivas acerca das várias dimensões do clima escolar, nomeadamente ao nível da relação entre os professores da escola; perceção acerca do Conselho Executivo; acerca dos alunos; e da relação entre a escola e a comunidade. Sendo assim, os professores com perceções mais positivas em relação às várias dimensões do clima escolar são os que percecionam da melhor forma a qualidade da comunicação existente entre os atores escolares. Relativamente ao grau de participação dos professores na vida da escola, este é considerado em geral médio ou elevado. Os docentes com perceções mais positivas acerca da qualidade da comunicação entre os professores da escola são os que apresentam um maior grau de participação na vida da escola. Por fim, os professores que lecionam no ensino básico são os que têm melhor perceção acerca da qualidade da comunicação entre o Conselho Executivo e os professores.
The 20th Century is marked by the appearance of Technologies of Information and Communication (TIC), which led to great changes in Society, and in School Organization in general. The new technologies have come to play an ever more dominant and indispensable role in instruction, in the way to teach and learn, and essentially in the way to communicate inside the school. The investigation that we bring forth has as its main goal to know the opinions of teachers of a High School on the use of Technologies of Information and Communication (TIC) in the school and in what way this relates with their perceptions concerning the quality of the existing communication in School Organization and this with their perceptions in relation to school climate and their participation in the life of said school. The work carried through by us follows a methodology of a non-experimental nature, of the quantitative and descriptive type, and the instrument used for retraction of data is the questionnaire. Thus, for this inquiry we use two questionnaires, being that only one was adapted for our study: The questionnaire Clima Escolar e Participação dos Professores (QCPP), of (Costa, 2010), and the second titled: Comunicação na Organização Escolar (QCE) was elaborated by us, to use in the present inquiry. From the analysis and interpretation of the data, we conclude that the teachers have positive perceptions in relation to the quality of the existing communication in school organization between the Executive Board and the teachers; among the teachers of the school; between teachers and the pupils; and between teachers and the parents/guardians. Thus, the more positive the perception of the teachers concerning the quality of the communication between the school actors, the bigger is the degree of use of the TIC in the school. The teachers present positive opinions concerning the various dimensions of the school climate, namely at the level of relation between the teachers of the school; perception concerning the Executive Board; about the pupils; and of the relationship between the school and the community. Thus being, the teachers with more positive perceptions in relation to the various dimensions of the school climate are the ones that perceive in the best way the quality of the existing communication between school actors. In what concerns the degree of participation of teachers in school life, this is considered in general average or high. The teachers with more positive perceptions concerning the quality of the communication among teachers of the school are the ones that present a bigger degree of participation in school life. Lastly, the teachers who lecture in elementary education are the ones that have a better perception about the quality of the communication between the Executive Board and the teachers.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/23452
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese-Mestrado-CarlaPinto-2012.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

305
checked on May 7, 2024

Download(s)

151
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.