Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/23436
Título: O ensino da música no 1º ciclo do ensino básico: das orientações da tutela à prática lectiva
Autor: Soares, Dina Maria de Oliveira 
Orientador: Festas, Maria Isabel Ferraz
Silva, Maria Helena Lopes Damião da
Palavras-chave: Ensino da música, ensino básico 1º ciclo
Data: 2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: O ensino da música no 1º ciclo do ensino básico: das orientações da tutela à prática lectiva
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A presente dissertação incide no Ensino da Música no 1.º ciclo de escolaridade, no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular. Na primeira parte, de cariz teórico, apresentam-se modelos de ensino/aprendizagem da Música que têm sido elaborados por reconhecidos pedagogos. Segue-se uma análise de orienta-ções da tutela, destacando-se, nesta matéria, o perfil dos técnicos do Ensino da Música e os rela-tórios que têm sido elaborados por entidades responsáveis pelo acompanhamento do programa de implementação das referidas Actividades. Na segunda parte, de cariz empírico, descrevem-se dois estudos realizados: o primeiro constitui uma análise aos critérios de selecção requeridos por várias Entidades Promotoras das Actividades, de diferentes pontos do País, de forma a perceber-se quais são os perfis mais pro-curados para contratação dos técnicos; no segundo, realizado num Agrupamento de Escolas, procura-se esclarecer as orientações micro-curriculares para o Ensino da Música no 1.º ciclo, o perfil dos docentes nele envolvidos e as práticas lectivas que desenvolvem. Estes estudos permitiram concluir que os constrangimentos que têm sido apontados a esta área desde a implementação do programa das Actividades de Enriquecimento Curricular conti-nuam a verificar-se, apesar de a tutela ter definido orientações no sentido de os minorar. Tais constrangimentos prendem-se com os critérios de selecção de professores, requeridos pelas En-tidades Promotoras, com as suas habilitações e o conhecimento que estes têm da prática lectiva para leccionar o Ensino da Música
The present dissertation focuses on Music Education in Elementary School within the scope of Curricular Enrichment Activities. The first part, of a theoretical nature, presents Music education models that have been completed by expert pedagogues. Subsequently, the guidelines of the regulating authority will be analyzed, notably, the profile of the professionals who teach Music and the reports that have been drafted by the bodies responsible for following up the implementation program of the ac-tivities mentioned. The second part, of an empirical nature, describes two studies that were carried out: the first consists of the analysis of the selection criteria required by several bodies that promote these activities, from different parts of the country, in order to understand which are the most sought-after profiles for retaining professionals; the second study, carried out in a Group of Schools, seeks to clarify micro-curricular guidelines for Music Education in Elementary School, the profile of the teachers involved, and their teaching practices. These studies allowed for the conclusion that the constraints that have been pointed out since the program for Curricular Enrichment Activities has been implemented are still present, in spite of the regulating authority having defined guidelines aimed at reducing them. Such con-straints have to do with the criteria for selecting teachers required by the Promoting Bodies, their qualifications, and knowledge of teaching practices for Music Education
Descrição: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23436
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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