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Título: Processos de Gestão do conhecimento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação: a óptica dos funcionários
Autor: Fernandes, Diana Marta Fonseca 
Orientador: Cardoso, Leonor
Palavras-chave: Gestão do conhecimento; Instituições de ensino superior
Data: 2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: Processos de Gestão do conhecimento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação: a óptica dos funcionários
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente estudo empírico foi desenvolvido com o objectivo de caracterizar a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra 1, relativamente aos processos de Gestão do Conhecimento2 nela actuantes , de acordo com a perspectiva dos seus funcionários. Primeiramente, iremos situar a GC no contexto das organizações em geral, passando posteriormente para a sua actividade no domínio específico do ensino superior. Seguidamente abordaremos aquele que foi o modelo base de toda a investigação3, criando assim condições para a plena contextualização do estudo empírico realizado. Estamos perante uma investigação de natureza qualitativa, na qual os dados recolhidos através de uma entrevista semiestruturada foram posteriormente transcritos e tratados num software de análise de conteúdo, designadamente por recurso ao software NVivo10. Os dados recolhidos e os resultados alcançados possibilitam, depois, a descrição dos processos de GC operantes nesta instituição. Desta forma, esperamos contribuir para um maior entendimento conceptual da GC em geral, e neste domínio específico em particular, catalisando a sua operacionalização
The main goal of this study was to characterize the Faculty of Psychology and Educational Sciences of University of Coimbra4, in relation to its Knowledge Management5 processes, according to the staff insights. Firstly, we present the KM in the general context of organizations, then we moving forward to its specific activity in higher education domain. Secondly, we address the main model that was the basis of the research6, promoting therefore all the conditions for the effective contextualization of this empiric study. We are dealing with a qualitative research, in which the data was collected through a semi structured interview, posteriorly transcribed and analyzed with NVivo10 software. The collected data and the achieved results allow us to describe the KM processes that operate in the FPCEUC institution. Thereby, we hope to contribute for a major conceptual understanding of KM, in general, and particularly in this specific domain, fostering its operationalization.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/23403
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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