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Título: O Direito, o Ambiente e a Mobilidade Sustentável: Aspetos Jurídicos da Mobilidade em Bicicleta
Autor: Andrade, Paulo Adriano Gonçalves Berardo de 
Orientador: Aragão, Maria Alexandra Sousa
Palavras-chave: Direito do Ambiente; Mobilidade Sustentável; Bicicleta; Direito do Urbanismo; Direito Rodoviário; Código da Estrada
Data: 3-Dez-2012
Citação: ANDRADE, Paulo Adriano Gonçalves Berardo de - O Direito, o Ambiente e a Mobilidade Sustentável: Aspetos Jurídicos da Mobilidade em Bicicleta [em linha]. Coimbra : [s.n], 2013. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW:<http://hdl.handle.net/10316/23313>
Título da revista, periódico, livro ou evento: O Direito, o Ambiente e a Mobilidade Sustentável: Aspetos Jurídicos da Mobilidade em Bicicleta
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Estudaram-se vários aspetos jurídico-políticos da Mobilidade Sustentável em Bicicleta. Inicialmente através duma abordagem contextual em referência a problemas ambientais globais e à urgência em agir, ao panorama do automóvel, dos transportes públicos, dos peões e das bicicletas (nomeadamente no que concerne à intermodalidade), com consideração do uso atual da bicicleta e das suas vantagens, suas infraestruturas e equipamentos, bem como normas e documentos de referência (Projeto Mobilidade Sustentável e Pacote da Mobilidade). Também se abordou a questão da mobilidade em bicicleta do ponto de vista do Direito do Ambiente e dos seus princípios, mormente o da Sustentabilidade, bem como do ponto de vista do direito ao ambiente na sua presença na Constituição da República Portuguesa. Além do mais fizeram-se algumas considerações sobre como releva para a justiça a promoção da bicicleta, sobre a importância de uma racionalidade prática como pressuposto da justiça, sobre a consideração da desigualdade das partes no contexto da circulação rodoviária, bem como sobre a necessária revisão do Código da Estrada e legislação conexa, passando por um olhar sobre a evolução do Direito Rodoviário até à atualidade, por reflexões quanto a tratados solenes de Direito Rodoviário a ter em conta, bem como por sugestões concretas de revisão do Código da Estrada e legislação complementar além de várias sugestões de Direito Rodoviário a constituir de modo mais favorável à circulação em bicicleta. Em anexo, fez-se uma breve panorâmica histórica sobre a bicicleta.
Descrição: Tese de Mestrado (na área de Ciências Jurídico-Políticas / Menção em Direito do Ambiente, do Urbanismo e do Ordenamento do Território) apresentada à Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/23313
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FDUC- Teses de Mestrado

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