Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23256
Title: Impacto da formação contínua de professores em quadros interativos multimédia nas práticas letivas
Authors: Silva, Licínia Gomes 
Orientador: Santos, Eduardo João Ribeiro dos
Keywords: Formação contínua; Formação de professores
Issue Date: 28-Sep-2012
Serial title, monograph or event: Impacto da formação contínua de professores em quadros interativos multimédia nas práticas letivas
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Numa altura em que a sociedade é cada vez mais tecnológica, a integração das tecnologias de informação e comunicação, vulgarmente designadas por TIC, nas práticas letivas, é de uma forma geral aceite como inevitável e desejável. Entre essas tecnologias contam-se recentemente os quadros interativos multimédia, utilizados em muitos países e também instalados, em muitas escolas portuguesas, sendo fundamental conhecer e refletir sobre, se os professores que tiveram formação os utilizam ou não nas aulas, porquê e qual a importância que consideram ter nas práticas letivas, independentemente de usarem ou não. Nesta investigação sobre o impacto da formação contínua de professores em quadros interativos (QIM) nas práticas letivas, foi feita uma revisão da literatura sobre a temática em causa, abordando, a formação contínua de professores, as TIC, os QIM, a integração destes dois últimos no processo de ensino e aprendizagem, a interatividade e as vantagens e desvantagens da utilização dos quadros interativos multimédia. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, e a entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados, de professores do 3º ciclo do ensino básico e secundário. A análise qualitativa das entrevistas permitiu verificar que a formação contínua de professores em quadros interativos multimédia teve impacto nas práticas letivas da maioria dos docentes participantes neste estudo empírico, e conhecer os fatores apontados pelos docentes que não usam esta nova tecnologia, como motivo para essa opção. Em novas investigações, será pertinente estudar outros aspetos relacionados com a utilização dos quadros interativos multimédias nas práticas letivas, como por exemplo as alterações ao nível das aprendizagens dos alunos, que têm aulas em que são utilizados os quadros interativos multimédia, temática que ainda será também necessário aprofundar
Description: Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/23256
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
MGFAE_Dissertação_QIM_ Licinia Silva (2012).pdf660.65 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

306
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

316
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.